Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 5 de outubro de 2014

Paulo Renato: 22 motivos pelos quais votou em Garotinho

Meu amigo Paulo Renato Pinto Porto listou 22 motivos para votar em Garotinho. Faço meu o seu texto. Como a votação já foi encerrada, os comentários já podem ser feitos livremente. Então, vamos ao texto de Paulo Renato:

 22 MOTIVOS PARA VOTAR EM GAROTINHO 
Voto em Garotinho por várias razões. Aos fatos: 

1 - Entre outras razões, porque é o único candidato que, antes mesmo de ter um mandato, na condição de simples radialista de uma cidade do interior marcada por uma oligarquia mais que centenária, desafiou o conservadorismo, dedicando-se a estar sempre junto das boas causas progressistas dos movimentos populares, nas manifestações de greve e nas lutas sociais do nosso povo trabalhador. 

2 - Porque quando prefeito instituiu uma política de apoio às camadas populares, sobretudo com programas de amparo ao idoso e à criança e o adolescente em condições vulneráveis. 

3 – Porque como governador continuou fiel aos seus princípios: governar para todos, mas com prioridade para os que mais necessitam. Assim, vai retomar e expandir os programas sociais que beneficiam essas camadas, caso dos restaurantes, farmácias e hotéis populares, além de abrir janelas de oportunidades para jovens carentes como os programas Jovens e Reservistas pela Paz. 

4 – Porque como deputado continuou a honrar sua trajetória, com a elaboração de leis e ações em defesa das classes trabalhadoras como enfermeiros, policiais, bombeiros, analistas de sistema, motoristas de táxi, médicos, entre outras beneficiadas com seu trabalho. 

5 – Porque sempre esteve ao lado das causas populares e desafiou o poder imperial das cinco famílias que controlam a informação e o pensamento único veiculado na grande mídia deste país, caso das Organizações Globo. 

6 – Porque sendo um homem de uma cidade interiorana, jamais resignou-se diante das elites políticas e econômicas da capital que sempre buscaram ignorar o interior. 

7 - Porque sendo do interior não esqueceu suas origens. A propósito, foi o governador que mais construiu escolas, moradias, estradas, pontes e escolas no interior. E como um candidato do interior (e da nossa região) vai ter um outro olhar para a nossa Uenf e fazer a universidade voltar a funcionar em melhores condições do que as atuais. 

8 – Porque foi o governador que fez com que esse mesmo interior tivesse um PIB maior que a capital, com uma política de atração de investimentos nas diferentes regiões, de norte a sul do nosso Estado, a saber: no Norte Fluminense, entre outros, a instalação do Complexo Portuário do Açu e Complexo Portuário do Farol/Barra do Furado; e a termoelétrica em Macaé; no Sul Fluminense, o nosso estado voltou a produzir carros, com o retorno da indústria automobilística e o pólo metal-mecânico, respectivamente em Porto Real e Barra Mansa; na Baixada Fluminense e Grande Rio, tirou do papel o complexo industrial do pólo gás-químico em Duque de Caxias; a reativação dos estaleiros em Angra dos Reis, Niterói e São Gonçalo, além da CSA, na região de Itaguaí e Sepetiba; na região serrana, incentivos ao pólo de moda íntima que passou a ser referência nacional, inclusive gerando divisas para o Estado com a multiplicação das exportações. 

9 – Porque é o único dos candidatos que, comprovadamente, já governou com um olhar humano voltado para os que mais precisam, secularmente excluídos do processo produtivo gerado por um sistema capitalista injusto, cruel e excludente. 

10 – Voto em Garotinho por suas convicções ideológicas e sua trajetória de luta por uma sociedade mais justa, humana e solidária, na perspectiva da construção de um projeto popular e nacionalista para este país, dentro de princípios trabalhistas e republicanos. 

11 - Por sua história de vida e carreira política e por jamais ter se afastado de princípios nos quais acredito. 

12 - Porque foi o deputado que teve participação e interferência decisiva na luta pela permanência dos royalties em nosso Estado e região, através de sua capacidade de enfrentamento, lançando mão de artifícios e estratégias regimentais para enfrentar o olho grande de outros estados. 

13 – Voto no Garotinho porque acredito em seu projeto de implementação de políticas de desenvolvimento econômico, mas sem renunciar à busca permanente de políticas de redução das nossas brutais desigualdades. 

14 – Voto no Garotinho porque não voto no candidato oficial de um governo que patrocina a truculência na remoção de pobres de suas casas para as construções que beneficiam os megaeventos e enriquecem os donos dos grandes negócios. 

15 – Porque não foi ele (mas Sérgio Cabral) quem disse que favelas são fábricas de marginais e por isso as mulheres dessas comunidades deveriam praticar o aborto para não gerar mais bandidos. 

16 – Voto em Garotinho porque não é ele o candidato de um governo que chegou a sugerir a construção de muros para separar morros e favelas dos edifícios dos bacanas na Zona Sul do Rio. 

17 – Porque não foi ele quem ofendeu um menino de uma comunidade pobre, chamando-o de “otário” quando o garoto alegou não poder usar espaços de lazer de seu bairro devido aos traficantes. 

18 – Porque Garotinho não baixa a cabeça para os ricos e poderosos, nem trata com descaso os pobres que mais precisam. 

19 – Porque não desejo a continuidade de um governo que mantém a polícia que mais mata no Brasil e tem uma política de segurança baseada no uso da truculência contra pobres de comunidades carentes, em nome da proteção de áreas habitadas pelos abastados ricos da Zona Sul. 

20 – Porque foi o governador que teve uma visão mais abrangente na questão da segurança, sendo o que mais investiu no setor de inteligência da polícia do Rio, como lembrou o jornalista niteroiense Jânio de Freitas, colunista da Folha de São Paulo. 

21 – Porque como rubro-negro ele vai fazer o Maraca ser nosso de novo, devolvendo o estádio ao povo, tirando das mãos de grupos privados interessados em elitizar o futebol. 

22 – Porque vai reduzir o IPVA em 50%, além de estabelecer a vistoria veicular a cada dois anos e construir 40 mil casas para quem mais precisa.

Nenhum comentário: