Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 14 de outubro de 2014

Câmara presta homenagem aos professores


Os vereadores Edson Batista, Auxiliadora Freitas, Mauro Silva e os homenageados

Com o foyer e o plenário lotados, a Câmara Municipal de Campos realizou nesta terça-feira (14) sessão especial em homenagem ao Dia do Professor. A data comemorada amanhã (15) foi lembrada mo Legislativo com a abertura da exposição “Os Educacionistas”, a partir da apresentação da peça de teatro “Voos da vida”, com a palestra “Professores que fizeram história” ministrada por Viviane Mosé e entrega de homenagens.
A exposição “Os Educacionistas” conta a história da educação a partir de textos dos educadores e escritores Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire. A mostra poderá ser visitada até o dia 31 de outubro no foyer da Câmara. Logo depois, a apresentação da peça “Voos da vida”, de autoria de Maria Luzia Peçanha, animou os presentes.
Vôos da Vida, com Fernanda Campos, Neide e Neuzinha da Hora
“Na peça, nós convidamos os professores a uma reflexão sobre nossa importância a partir dos textos destes três grandes educadores do nosso país retratados na exposição. Nós professores temos os três enraizados em nosso interior, não há como negar a contribuição deles para a nossa educação”, explicou Maria Luzia.
Em seguida, todos foram convidados para o início da sessão no plenário Álvaro Lopes Vidal. “Parabenizo à vereadora Auxiliadora pela iniciativa desta homenagem e saúdo a todos os presentes, em especial os professores. Entendemos que a melhoria no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um processo contínuo. A educação é o caminho para realizar a inclusão das pessoas no mercado de trabalho e a Câmara faz parte deste processo. Vamos inaugurar nos próximos dias a Escola de Gestão que pretende ser um espaço de qualificação do funcionalismo público”, disse o presidente da Câmara, Edson Batista.
Professora, a vereadora Auxiliadora Freitas, autora da iniciativa, comentou que o dia é de reflexão pelos desafios que se tem pela frente e reconhecimento pela luta e a missão do professor.
“Esse é um dia de reflexão sobre a importância do papel do educador, de reconhecer o valor que o professor tem pra nossa sociedade e lembrar que os gestores devem reconhecer não só na fala, mas também nas ações. Eu sempre digo que Educação se faz com a cabeça e com o coração”.
A poeta e filósofa Viviane Mosé e Edson Batista
Especialista em índices de avaliação na educação, a renomada educadora, poetisa, filósofa e psicanalista Viviane Mosé, encantou o público com suas ponderações durante a palestra, sendo aplaudida de pé.
“Somos um país de grandes educadores. Nós aceitamos estudar educadores de fora, mas temos nossos educadores, muitos deles brilhantes e reconhecidos lá fora. Eu rodo o país passando por municípios e vejo milhares de professores realizando reuniões e debatendo educação com paixão. Hoje temos de ter orgulho da posição educacional do nosso país, que até a década de 50 tinha metade da população analfabeta. Precisamos de uma educação brasileira, pois não existe uma educação melhor que a baseada na nossa cultura”, proclamou a educadora, que ainda leu alguns poemas de sua autoria após a palestra.
Viviane destacou que “a educação necessita ser libertadora em sua natureza, como ensinavam Freire, Darcy e Anísio Teixeira”, os três educadores brasileiros lembrados no inicio da homenagem. “Um dos maiores problemas da escola é que ela está desvinculada da realidade social.Devemos nos perguntar: quem somos? quem queremos ser?”, questionou a educadora
Em seguida, foram prestadas homenagens às escolas que atingiram ou ultrapassaram a meta do Ideb 2013 e a educadores que fizeram história no município. Entre eles, a professora readaptada Eliane Torres Mangaraviti; professora coordenadora Maria Adélia Viana Pedra de Oliveira; professora aposentada Celina Vasconcellos Correa; professora-liderança Rosa Maria Rodrigues Judice; professor- formador Marcia Luzia Peçanha e professora alfabetizadora Mirian Aparecida Pessanha Manhães.
Veja a lista das escolas homenageadas: 





Escola Municipal Jacy da Silva Barbeto 
Escola Municipal Tarcílio Siqueira Cordeiro 
Escola Municipal Morangaba – Municipalizada 
Escola Municipal Alberto Lamego 
Colégio Municipal Eloy Hornelas 
Escola Municipal Lulo Ferreira de Araujo 
Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas 
Escola Municipal Conselheiro Josino 
Escola Municipal Maria Lúcia 
Escola Municipal Professora Áurea Simão 
Escola Municipal Dr. Francisco Manoel Pereira Crespo – Municipalizada 
Escola Municipal Francisco Faria Barbosa 
Escola Municipal Lions II 
Escola Municipal Alcebíades Candiano 
Escola Municipal Antonia Lopes – Municipalizada 
Escola Municipal Etelvira Martins Medeiros 
Escola Municipal Francisco Ricardo Lysandro de Albernaz dos Santos 
Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição 
Escola Municipal Lions I 
Escola Municipal Ignácio Correa dos Santos 
Escola Municipal Lidia Leitão de Albernaz 
Escola Municipal Professor Fernando de Andrade 
CIEP Brizolão 144 Professora Carmem Sylvia Carneiro – Municipalizado 
Escola Municipal Maria Arlete Azevedo de Araújo 
Escola Municipal Nova Canaã 
Instituto de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam) 
Colégio Estadual Doutor Barros Barreto
(Matéria do site camaracampos.rj.gov,br)

Nenhum comentário: