Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 24 de fevereiro de 2013

Raul Castro é reeleito em Cuba e Fidel comparece à Assembléia


Fidel Castro e seu irmão Raúl Castro, presidente de Cuba, durante sessão de abertura da Assembleia Nacional

O líder cubano Fidel Castro, que governou o país por 49 anos, reapareceu no domingo na sessão de abertura da Assembleia Nacional, depois de se ausentar repetidamente devido a uma doença grave que sofreu em 2006.

Segundo a agência de notícias estatal AIN, Fidel, 86, e o presidente cubano, seu irmão Raúl Castro, participaram de uma sessão solene da Assembleia Nacional, no Palácio das Convenções. A última vez em que Fidel participou de uma sessão no local foi em 2010.

A imprensa estrangeira tem acesso apenas à sessão de encerramento, à tarde, quando fala o presidente cubano. Fidel continua a ser um deputado após renunciar de todos os cargos, incluindo o de primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC).

O general Raúl Castro, 81, anunciou, neste domingo, que esse será seu último mandato. O anúncio foi feito em um discurso ao novo Parlamento do país, pouco após ter confirmado o segundo mandato, com duração de cinco anos.

Com isso, Raúl deve entregar o poder a um sucessor em 24 de fevereiro de 2018. Conforme a imprensa oficial cubana, a decisão está de acordo com a intenção de Raúl de limitar os cargos políticos a um máximo de dez anos.

Também neste domingo foi escolhido o novo "número dois" do regime, o vice do Conselho de Estado, Miguel Diaz-Canel, que fará 53 anos em abril que vem. O político é engenheiro elétrico de formação, ex-ministro da Educação e herdeiro político do presidente, com vistas a projetar o único regime comunista do Ocidente para o futuro.


(Extraído da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: