Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 3 de fevereiro de 2013

Que seja divulgada a verdadeira causa do assassinato de Cícero

Esperamos, sinceramente, que sejam bem apuradas e divulgadas amplamente as causas do assassinato de um dos líderes dos sem-terra, Cícero Guedes dos Santos. Sim, porque o assunto virou notícia nacional e internacional, devido a força do MST e o alagoano (era alagoano?), possuidor de um lote em Campos, morreu como herói.

Será mesmo herói? Seria interessante para os que escrevem sobre ele, uma visita ao assentamento Zumbi dos Palmares, uma conversa demorada com os assentados, o papel do MST e do INCRA naquela área para, só depois, escrevessem com propriedade sobre Cícero Guedes dos Santos. 

Mais: seria interessante a mídia buscar mais informações sobre o MST e o INCRA nos assentamentos Zumbi dos Palmares (são 05), com suas centenas de famílias, muitas das quais usadas pelos donos das propriedades, conforme denúncia nunca devidamente apurada. 

No caso do assassinato de Cícero, a mídia (e as lideranças dos sem-terra, além de políticos simpáticos ao movimento) insiste num ato político, um ato dos latifundiários contra os despossuídos. Com isso, estão sob suspeita os proprietários de terra. Mas seria isso mesmo? Tem-se que apurar com rigor e divulgar os reais motivos que levaram ao seu assassinato. 

Nenhum comentário: