Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 2 de fevereiro de 2013

Nova Lei Seca vai punir quem comer um bombom de licor

Reportagem da Folha de São Paulo, ao testar o bafômetro (com autorização da Polícia Militar), já com a nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito, constatou que, se o motorista comer um bombom de licor, usar um enxaguante bucal ou beber apenas 200 ml de cerveja, será punido e pagará multa de R$ 1.915,40, além de perder a condição de dirigir por um ano.


A nova Lei Seca reduziu o limite do bafômetro de 0,1 mg/l (miligrama de álcool por litro de ar) para 0,05 mg/l. Com esse limite, a tolerância é zero, conforme comprovou a reportagem da Folha, que testou o bafômetro em três motoristas, sendo um após comer o bombom de licor, o outro, após usar o enxaguante e o terceiro, após beber um copo pequeno de cerveja. Curioso é que o enxaguante bucal foi o que acusou maior concentração alcoólica.

Por outro lado, o bafômetro não acusou nenhuma quantidade de álcool quando a reportagem voltou a soprar o aparelho, 15 minutos depois. 

À Folha o tenente do Batalhão de Policiamento Rodoviário, Dene Benjamin, disse que a multa ou a prisão imposta ao motorista com níveis de álcool acima do permitido independe da substância que ele tenha ingerido.

"O motorista é multado ou preso do mesmo jeito. Na Blitz, o policial não tem como constatar se o motorista comeu um bombom ou ingeriu bebida alcoólica, É a palavra dele contra o aparelho", disse o tenente.

Nenhum comentário: