Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Vereadores Mirins de Campos defenderão projeto em Brasília


Um grupo de dez vereadores mirins participou na tarde de terça-feira (06), no plenário da Câmara Municipal de Campos, de uma oficina para aprender como atuar em um parlamento. O grupo estará representando a Câmara de Campos entre os dias 22 e 23 de outubro, no projeto Plenarinho, desenvolvido desde 2004 pela Câmara dos Deputados, em Brasília.
Na ocasião, o vereador mirim Bruno da Costa Pajola, 12 anos (EM Maria Lúcia), irá defender seu projeto de lei “Audiovisual e diversidade cultural local”, que foi um dos três projetos vencedores do Câmara Mirim. Os outros dois projetos vencedores foram: “Brasil saudável” e “Termo de comprometimento de promessas de campanha”, de Águas Claras (DF) e Ponta Porã (MS), respectivamente.

O Plenarinho recebeu mais de 700 projetos de lei. Uma comissão julgadora da Câmara dos Deputados selecionou seis projetos. Os três vencedores foram analisados e escolhidos pelas crianças que vão participar do Câmara Mirim.
O diretor do Departamento de Multimídia e Cultura da Câmara, Wilson Heidenfelder, foi quem ministrou a oficina. Segundo ele, a dificuldade de se falar em público é cultural. “A gente acha que não consegue, mas é mais fácil do que pensamos”.
Na sessão em Brasília, o relator do projeto será o vereador mirim Davi Ramos, que ganhou uma bolsa para um curso de oratória na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Campos). Já o vereador mirim Ryan Sardinha Nogueira será o líder da bancada, e a presidente, a vereadora Karolina Santos Matos.
O Plenarinho tem por objetivo permitir aos estudantes conhecer o Poder Legislativo Federal, o processo de elaboração de leis e a atuação dos deputados.
(O Vereador Mirim faz parte do projeto maior Bonde da História - Estação Câmara, criado por Dr.Edson Batista logo que assumiu a presidência do Legislativo.Hoje coordenado por Marilene Merlim, o projeto foi criado por Sylvia Paes, Nana Rangel e Viviane Terra e tem sido uma excelente "aula de cidadania", sendo reconhecido por educadores, alunos e autoridades na esfera política e cultural)

Nenhum comentário: