Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 3 de outubro de 2015

Campos participa da Skylight - Ópera Mundial da Ciência

O coro da E.M. Cláudia Almeida (Farol de S, Thomé)
com a maestrina Andreza e os músicos Alan e Valterlan

A Câmara de Vereadores de Campos apoiou e sediou a apresentação do coral infanto-juvenil de estudantes do 6º ano 9º ano da Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, da Vila do Sol, em Farol de São Thomé, na Ópera Mundial da Ciência - Skylight - que contou com a participação de 35 países, numa sequência de pouco mais de 60 minutos, transmitidos via Internet para todo o mundo.

A coordenação e apresentação do projeto ficou a cargo de Oded Den-Horin, norueguês. A ópera faz parte das comemorações do Ano Internacional da Luz e foi transmitido da Grécia, entre 12h e 13:20h deste sábado. No Brasil, o projeto foi representado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, de Campos, sob a coordenação do doutor em Física e astrônomo Marcelo Oliveira. 

Marcelo Oliveira, coordenador do projeto no Brasil,
 concede entrevista à Inter TV

Segundo Marcelo Oliveira, a participação da Câmara de Vereadores foi fundamental, "pois ela, através do Dr. Edson Batista e toda equipe da TV Câmara, nos deu as condições para acompanharmos, ao vivo, as apresentações dos grupos de todos os países participantes e, também, de apresentarmos, ao vivo, o trabalho realizado pelos alunos, professores e coordenadores da EM Cláudia Almeida e Secretaria de Educação do Município".

Foram momentos emocionantes registrados pela TV Câmara Campos. A Inter TV, afiliada à Rede Globo, registrou o evento, que está sendo preparado já há algum tempo. Inclusive os alunos da escola municipal compuseram parte da letra da ópera, que foi cantada em inglês. Marcelo Oliveira informou que a ópera foi composta por todos os países participantes, com cada um dos grupos compondo um trecho da letra.
João, o menino português que dá início à ópera 


A ópera começa com o garoto João, de Portugal, que vivia numa cidadezinha do interior e podia observar o céu e as estrelas, porque não havia iluminação elétrica nas ruas. João foi morar em NOva Iorque e as estrelas não apareciam mais no céu, devido a quantidade de luz artificial da cidade. Ele ganha um livro e é a partir dele folheando o livro sobre os astros celestes que a ópera foi elaborada. 

O vídeo com a ópera completa será, de acordo com Marcelo Oliveira, disponibilizado via Internet. Ao final da apresentação na Câmara, os alunos, professores e demais participantes se abraçaram e festejaram o êxito do projeto, que integrou parte dos cinco continentes com grupos de alunos da mesma faixa etária apresentando teatro, dança e música. 

Avelino, falando pela Câmara para Katiane

O coro de Campos para a Skylight foi formado por Pablo, Késsila, Sara, Júlio César, Renan, Kaylane (6º ano); Emanuel Artur, Taiane e Bianca (7º ano); Queila, Ketellen, Sarah, Antonio Neto (8º ano); e Daiane, Mayara Oliveira, Larissa, Tiffany, Jhestyson e Mayara Tavares (9ºano), da Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira.

O projeto na escola foi desenvolvido pela regente Andreza de Souza Coelho, professora de Inglês, Ana Cláudia Peixoto, professora, Jussara Ferreira, professora de História, Telma Rangel, Orientadora Pedagógica, e Maria Vitória, gestora daquela unidade escolar. 

Os músicos envolvidos no projeto foram Valterlan França Viana (nos teclados) e Alan Leite França, no saxofone.

Pela Secretaria de Educação, o projeto contou com a participação efetiva de Carla Salles, coordenadora de Ciência, Jane Rangel, gerente de Ensino Fundamental, Maria Celeste Cabral, coordenadora de Língua Inglesa e Tânia Alberto, subsecretária de Educação. 

Pela Câmara de Vereadores, o presidente, Dr. Edson Batista, O superintendente Fernando Machado, o Assessor de Relações Institucionais, Avelino Ferreira, a gerente da TV Câmara Campos, Katiana Rodrigues, e toda a equipe de TV (Fred, Priscila, Tatiana), de jornalismo (Viviane Chagas) e assessoria do Legislativo (Marcelo Fernandes).

O coordenador do projeto, Oded Den-Horin (ao vivo da Grécia)

Abaixo, registro de alguns grupos (dos 35 participantes) com seus respectivos países.









A TV Câmara Campos transmitiu a ópera ao vivo

A alegria de Marcelo Oliveira e sua esposa, também educadora 
e membro do Clube de Astronomia Louis Cruls, Eponine


Ao final, a foto com todos os participantes efetivos do projeto

(Fotos: IAN THOMAZ AVELINO)




    

Nenhum comentário: