Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 4 de outubro de 2015

Eleição no Rio foi cancelada. E a de Campos?

Eleição para Conselho Tutelar no Rio é cancelada após problemas

Sistema ficou fora do ar em várias urnas do município.
Eleitores reclamaram muito e longas filas foram formadas.

Do G1 Rio
Eleitores não conseguiram votar no Conselho Tutelar em Bangu (Foto: Henrique de Magalhães / Arquivo pessoal)Eleitores não conseguiram votar em Bangu (Foto: Henrique de Magalhães / Arquivo pessoal)
 A eleição para os Conselhos Tutelares do Rio de Janeiro foi cancelada neste domingo (4) após problemas no sistema de votação. A eleição chegou a ser aberta, às 8h, mas falhas no sistema por volta prejudicaram as sessões eleitorais desde cedo, formando longas filas.
À tarde, o Ministério Público confirmou o cancelamento. Ainda não há nova data para que a eleição seja realizada. Nos demais municípios do Estado do Rio, as eleições são realizadas normalmente.
"A Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, responsável pelo processo de escolha dos Conselheiros Tutelares do município do Rio de Janeiro, suspendeu as eleições que estavam sendo realizadas neste domingo em razão de dificuldades técnicas relacionadas à infraestrutura de transmissão de dados", diz a nota enviada pela assessoria de imprensa do MP.
Relatos de eleitores de várias regiões da cidade eram o mesmo desde cedo: longas filas formadas por inoperância do sistema de votação. Em mensagens enviadas para o Whatsapp da Globo, eleitores cobravam providências. Alguns chegaram a denunciar uma possível fraude para prejudicar candidatos.
Comunicado em escola avisa do cancelamento da votação (Foto: Divulgação / Sisep-Rio)Comunicado em escola avisa do cancelamento da votação (Foto: Divulgação / Sisep-Rio)
Vereador diz que tentou impedir votação
O vereador Eduardo Moura (PSC), presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal, enviou nota dizendo que "considera lamentável os problemas ocorridos na votação". "Ocorrências que contribuem para macular o já conturbado processo, evidenciando a necessidade de anulação do pleito e marcação de uma nova data.
Computadores ficaram fora do ar, impedindo a votação em diversas zonas eleitorais. Há locais em que a espera chegou a três horas", disse
Segundo ele, a empresa responsável pelo processo foi escolhida sem licitação e demonstrou "total amadorismo" e "falta de preparo". O vereador diz que acionou o judiciário no dia 24 de setembro, por meio de uma ação popular, com pedido de liminar para impedir a realização do pleito neste domingo, "atendendo o caos que se confirmou". Moura diz que aguarda julgamento da ação popular, "para que todos os problemas sejam sanados antes da nova votação".
O diretor jurídico do Sisep-Rio, Frederico Sanches, classificou o fato como um descaso. “É um absurdo o tamanho do descaso com o eleitor. A maioria dos lugares nas zonas Sul e Norte não tinha informação sobre a suspensão, apensas portões fechados. O servidor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social também sofre com isso, já que é desviado da função para exercer a função de conselheiro tutelar”, disse.
A votação
O voto não é obrigatório e qualquer eleitor da cidade pode votar, devendo apresentar no posto de votação, obrigatoriamente, documento oficial com foto e o título de eleitor ou o comprovante da última eleição.
Para saber onde votar, primeiro é preciso identificar qual é o Conselho Tutelar que abrange a sua zona e seção eleitoral. O eleitor poderá votar em qualquer um dos postos de votação da área do Conselho Tutelar. A relação das Zona e Seções está disponível no site do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
Depois de identificar qual sua Zona e Seção, o eleitor precisa conferir os endereços dos postos de votação do seu Conselho Tutelar. Clique aqui para conferir a lista com os endereços.
São ao todo 160 postos de votação no Rio. Em cada um deles haverá uma faixa e cartaz contendo o nome e o número dos candidatos. Cada eleitor só pode votar em um candidato. A lista dos candidatos, por Conselho Tutelar, também está disponível na internet.
Qualquer pessoa pode se candidatar ao cargo de conselheiro tutelar, desde que comprove alguma atividade que tenha a ver com crianças e adolescentes. Também é necessário ser capacitado especificamente para o cargo.
O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade, para acompanharem as crianças e adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho possui autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.
A autonomia do Conselheiro funcional não é absoluta. As decisões devem ser tomadas de forma colegiada por no mínimo três conselheiros.
A fiscalização do cumprimento de horário de trabalho e demais questões administrativas do conselheiro estão vinculadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que também confere os pré-requisitos exigidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - aos conselheiros tutelares.
(Reprodução na íntegra de matéria do G1.

Nenhum comentário: