Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 10 de abril de 2015

Sessão histórica na Câmara por conta do Encontro Internacional de Astronomia

(Fotos: Check)
Edson Batista e Patrick Miller
Os dois assinaram termo de cooperação em 2014 que proporcionou aos 
estudantes de Campos a descoberta de 63 asteroides reconhecidos pela NASA

Uma Sessão Solene para ficar na história a que Dr. Edson Batista, presidente da Câmara de Vereadores de Campos, promoveu na tarde desta sexta-feira, 10 de abril, quando recebeu os cientistas, professores e estudantes participantes do 8º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutca. 

Fizeram parte da Mesa a astronauta iraniana Anousheh Ansari, o cientista da Jordânia Amin Badr El Din, o astrônomo de biólogo português Pedro Ré,  astrônomo americano Mike Simmons, o cientista espacial da Noruega Oded Ben-Horin, o cientista e diretor do maior programa de popularização da astronomia no mundo, Stephen Ramsden, o fundador e diretor da Campanha de Busca de Astronômica Internacional (que propiciou aos estudantes campistas a descoberta de 63 asteroides reconhecidos pela NASA em 2014, Patrick Miller, o chefe do escritório para a Ciência no Chile, Cláudio Melo, o primeiro brasileiro a atingir a estrastosfera a bordo de um caça supersônico Mig-29, Marcos Palhares e o douitor em Física, astrônomo e organizador do evento, Marcelo Oliveira.

Os alunos, professores e escolas participantes do programa que descobriu os 63 asteroides receberam certificados da Câmara, como também o receberam os descobridores de asteroides do Clube de Astronomia Louis Cruls. Anousheh Ansari e Patrick Miller receberam placas de Moção de Aplausos das mãos do Dr. Edson Batista que foi muito elogiado pelos estrangeiros e por Marcelo Oliveira pelo apoio ao Encontro de Astronomia, que começou ontem, dia 09 e termina amanhã, 11, com palestras, oficinas e cursos no IFF- Guarus.  

A única vereadora presente, além do Dr. Edson, foi Auxiliadora Freitas, que participou da entrega de certificados a professores e alunos das redes municipal e estadual de ensino. A sessão contou com aparelhos de tradução simultânea e o renomado tradutor Patrick Marques. 

Toda a sessão foi transmitida pela TV Câmara Campos e os interessados podem solicitar a gravação na Secretaria da Câmara. A apresentação ficou por conta de Avelino Ferreira, diretor de Relações Institucionais do Legislativo. 

A astronauta iraniana Anousheh Ansari fala 
de sua viagem à Estação Espacial Internacional
Rose, funcionária da Câmara, entrega uma orquídea a Anousheh
Edson Batista entrega Moção a Anousheh

Edson Batista entrega certificado pela descoberta de asteroides ao físico Marcelo Oliveira, coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls e organizador do Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica

Auxiliadora Freitas entrega certificado a aluna que do 
Vilma Tâmega pela descoberta de asteroides
Dr. Edson entrega certificados aos descobridores 
de asteroides do Clube de Astronomia Louis Cruls

Os cientistas e astrônomos Marcelo Oliveira, Oded Ben-Horin (Noruega), 
Anousheh Ansari (Irã/EUA), Patrick Miller (EUA), Stephen Ramsden (EUA), 
Cládio Melo (Brasil/Chile), Mike Simmons (EUA) e Pedro Ré (Portugal), 
fizeram parte da Mesa Diretora.
O diretor de Relações Institucionais da Câmara, 
Avelino Ferreira, fez as apresentações

A plateia no momento do Hino Nacional

Ao final da Sessão, Dr. Edson Batista posou para fotos com os cientistas, a vereadora Auxiliadora Freitas, estudantes e professores das escolas participantes do projeto de busca de asteroides e membros do Clube de Astronomia 







Nenhum comentário: