Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 25 de abril de 2015

Homenagem a Kirk receberá Brigada da Aviação do Exército

A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes vai prestar uma homenagem ao campista Ricardo João Kirk, primeiro aviador militar brasileiro e primeiro aviador militar a morrer em acidente aéreo em missão de combate, considerado herói nacional pela Aviação do Exército e Patrono da Aviação do Exército Brasileiro.

Será inaugurado um busto em homenagem ao aviador no jardim do Palácio Nilo Peçanha, no próximo dia 20 de maio, quando também deverá ser lançado um livro sobre a história do capitão Kirk e um documentário produzido pela TV Câmara Campos sobre sua trajetória, sua morte, há 100 anos (1º de março de 1915), durante manobras na região do Contestado (divisa de Paraná com Santa Catarina).

Na ocasião estará presente uma brigada da aviação militar do Comando Nacional da Aviação do Exército, sediado em Taubaté, cujo comandante, o General de Brigada Achilles Furlan Neto, agradeceu à Câmara de Vereadores de Campos o reconhecimento "ao herói Ricardo Kirk, exemplo de retidão e caráter para todos nós".

O comandante do 56º Batalhão de Infantaria, tenente coronel Clayton Sousa Cruz, enviará um pelotão com uniforme de combate e o presidente da Associação de Amigos do 56º BI, Wedson Gebara, dois aviões que sobrevoarão a área onde será erguido o monumento. Dois helicópteros do Comando da Aviação do Exército também devem estar presentes.

Para o documentário sobre o capitão Ricardo Kirk, a Câmara enviou uma equipe à Taubaté, no centro de operações da Aviação do Exército, às cidades de Porto União (SC), União da Vitória e General Carneiro (PR). 

Sob a coordenação da direção de Relações Institucionais, a equipe da TV Câmara gravou imagens da área do Contestado e entrevistou o comandante da Aviação Militar do Exército, general Achilles Furlan Neto e o comandante do 5º Batalhão de Engenharia, coronel Carlos Eduardo Franco Azevedo, o prefeito de Porto União, Anísio de Souza, o secretário de Cultura e Turismo daquela cidade, José Carlos, os historiadores Aluizio Witiuk e Therezinha Leony Wolff (de União da Vitória e Porto União) e Alcides Almeida, de General Carneiro (PR), e o professor da Universidade de Porto União, Roberto Pedro Bom, que está construindo a réplica, em tamanho natural, do avião pilotado por Kirk. 

O campista Ricardo Kirk, se até agora é um desconhecido para seus conterrâneos, é reverenciado na região do Contestado, seja com monumentos em diversos lugares, seja em estudos sobre o Contestado (maior conflito militar do país), seja na preservação de sua memória, em programas de rádio, TV, matérias de jornais, artigos em revistas acadêmicas e palestras. 

Abaixo, uma série de fotos registrando a passagem de Avelino Ferreira, Marcelo Fernandes, Priscila Castro e Ítalo Santana pela região do Contestado e em Taubaté. 

General Achilles Furlan entrevistado por Avelino. Na câmera, Ítalo Santana

Elaborado pelo arquiteto e ex-piloto da FAB José Roberto Neves Silva, chefe do Departamento de Arquitetura da Universidade local, o monumento ao Capitão Kirk, no Comando da Aviação do Exército, Embaixo do busto, os restos mortais de Kirk, trasladados da cripta no Cemitério São João Batista, no Rio, em dezembro de 1995.

Inscrição que explica o monumento em Taubaté (SP)
A 50 metros do local onde ocorreu o acidente que vitimou o então tenente Kirk, foi erguida uma cruz de madeira. Em 1980, a Prefeitura do município de General Carneiro erigiu o monumento, que tem o formato de um avião. Depois, o Exército colocou um busto, que foi roubado. O local é famoso e conhecido como "A Cruz do Aviador".

Inscrição no monumento A Cruz do Aviador

Coronel comandante do 5º Batalhão de Engenharia, em Porto União, Carlos Eduardo Franco Azevedo, em foto posada, ladeado por Marcelo Fernandes, Avelino, Priscila Castro e Ítalo.

A equipe da Câmara de Campos é recebida pelo prefeito de Porto União (SC), Anízio de Souza, juntamente com seu vice, Aloisio Salvatti, e o secretário de Cultura e Turismo, o músico José Carlos 

Desenho do avião pilotado por Kirk para a réplica em tamanho normal que está sendo construída na Universidade de Porto União em parceria com a Prefeitura e o Comando do 5º Batalhão de Engenharia.

Corpo da réplica do avião de Kirk na oficina do Exército para soldagem dos cabos que vão segurar a asa de 11 metros. 

O construtor do avião, professor Pedro Bom, na Universidade, ao lado da Asa que estará terminada em junho.

Marco da divisa entre os municípios de Porto União e União da Vitória. Se não for único caso, é raríssimo, pois não há, em verdade, separação das duas cidades. Inclusive existem muitas construções que ficam nos dois territórios. Neste caso da foto, o marco fica na Praça do Contestado, no centro das duas cidades. 

Sobre o marco, catarinenses e paranaenses (no meio, Avelino e Marcelo): da esquerda para a direita: 3º Sargento Moraes, Cleber Augusto dos Santos, Aluizio Witiuk, 2º Sargento Sanches e Bruno Cordeiro.

Avelino, em Taubaté, recebe livro sobre a Aviação do Exército e presenteia o major Cícero Ubiratan e o major Giovane Sá Torres com publicações da Câmara de Campos e a revista do 56º BI.

Major Giovane de Sá Torres, Avelino e Marcelo no monumento a Kirk em Taubaté 

Os sargentos Sanches e Moraes ao lado do busto de Kirk, no Comando do Batalhão de Engenharia do Exército em Porto União (SC)

Equipe do 5º Batalhão de Engenharia do Exército, sob o comando do sargento Sanches (o mais alto), que deu toda cobertura à equipe da TV Câmara para as tomadas na região do Contestado. Foto em frente ao monumento Cruz do Aviador.

O professor universitário e historiador Aluizio Witiuk cita o que escreveu sobre Kirk em 2013.

A educadora e historiadora Therezinha Leony Wolff na Casa de Cultura Anibal Khury, que dirige, em Porto União, recebendo as publicações da Câmara de Vereadores de Campos.

Arion Marcello dos Santos - idealizador e construtor do simulador (avião) de voo, na Universidade de União da Vitória. 
O ex-prefeito e atual secretário de Administração de General Carneiro, Joares Martins Ferreira (à esquerda) e o historiador do município, Alcides Almeida, recebendo a equipe de Campos dos Goytacazes.

Pintura que se encontra exposta no Comando da Aviação do Exército, com o Brevet de Kirk e imagens dele e seu avião no Contestado

A artista plástica Mariana Aparecida Ribeiro "narrou" toda a história da Guerra do Contestado em 40 telas, Separamos algumas, como a do acampamento militar às margens do rio Iguaçu, uma cena de batalha. Maria Rosa, mulher guerreira e uma das líderes na guerra, o trem de ferro (um dos motivos para a expulsão dos posseiros e que acabou ocasionando a guerra), e o empresário que recebeu grande parte das terras e, para muitos, o principal causador da guerra, Persival Farquhar. 



Abaixo, a tela do pintor e famoso alfaiate Renato Ruschel (participou de desfile, cm seus modelos de fraques, no Copacabana Pálace), que retrata dois momentos do Capitão Kirk: voando sobre o Contestado e batendo numa araucária, acidente que o vitimou.


(As fotos são de Marcelo Fernandes, mas algumas delas foram clicadas por Ítalo Santana e Priscila Castro)






Nenhum comentário: