Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

282ª Festa de Santo Amaro, o santo dos miliagres

282ª festa de Santo Amaro

Avelino Ferreira
            São aguardadas pelos organizadores da festa de Santo Amaro cerca de 50 mil pessoas durante os 11 dias de comemorações e louvação ao santo que deu nome ao lugar, na Baixada Campista. O ponto culminante das festividades que começaram dia 05, será hoje 15, dia do padroeiro da localidade e de maior ocorrência de público, que inclui milhares de peregrinos.

            Esta será a 282ª festa de Santo Amaro, que teve início desde o erguimento da primeira capela, em 1733. É a segunda mais antiga e a segunda maior do município – perde apenas para a festa do padroeiro de Campos que, em agosto, completará 363 anos. O ponto alto da festa religiosa será hoje, com diversas missas, celebradas de manhã à noite por diversos padres, com o encerramento pelo próprio bispo diocesano.
            A procissão contendo o andor de Santo Amaro sairá da igreja erguida ao santo padroeiro do 3º distrito hoje à tarde, percorrendo as ruas principais. 
            
            Santo dos milagres - Uma das manifestações que revela a fé em Santo Amaro é o depósito de objetos pessoais – fotografias, cartas, sapatos, radiografia de uma parte do corpo, muletas e uma infinidade de itens – na sala dos ex-votos. Todos agradecem a graça recebida e/ou pedem uma. No local são vendidos objetos em cera que os fiéis compram e deixam na sala. Geralmente esses objetos são representações de uma parte do corpo que estava doente e foi curada milagrosamente pelo santo.

            Lembrando as festas do divino em todo o país, principalmente no Nordeste, os peregrinos, pagando promessa, caminham durante, 8, 10, 12 horas ou mais, geralmente à noite, chegando a Santo Amaro pela manhã. Sem preparo físico, muitos jovens e adultos, homens e mulheres, chegam em frangalhos, com os pés sangrando, as pernas doloridas. A maioria sai da cidade na tarde/noite do dia 14, mas centenas de pessoas vêem de outros municípios e distritos da região.

            Força da fé - No caminho, fiéis distribuem água mineral e lanche aos peregrinos - desde 2009 a Prefeitura também distribui água em tendas montadas para atender aos peregrinos - sendo esta a maneira escolhida por alguns para pagar suas promessas por graças recebidas. A magnitude da peregrinação e a força da fé dos fiéis não têm similar em toda a região. Quiçá no Estado. Estranhamente a mídia nacional desdenha a manifestação que, no entanto, é uma das mais importantes e mais antigas realizadas no país.

            Na parte profana o ponto alto é a Cavalhada, realizada no local há 255 anos. Tendo sido apresentada pela primeira vez em Campos em 1730, coordenada pelo Visconde de Asseca Martim Corrêa de Sá na área externa da fortaleza dos Jesuítas (hoje Arquivo Público Municipal), a representação da luta entre mouros e cristãos na Idade Média é promovida desde 1760, em Santo Amaro. Ocorre sempre a partir das 15 horas do dia 15 de janeiro.      

            

Nenhum comentário: