Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Câmara recebe alunos do Vilma Tâmega no "Bonde da História"

 A historiadora Sylvia Paes, da coordenação do projeto
 fala aos alunos sobre o papel do vereador

 O vereador Gil Viana fala sobre importância da 
participação dos jovens nos destinos da sua cidade

 Os alunos conversam com funcionários
 fotografam gabinetes dos vereadores
 observam o ponto eletrônico

 assistem atentamente a palestra

 Retornam após a "viagem" no tempo e na história

recebem um lanche e um livreto sobre o 
patrimônio histórico/cultural de Campos

e embarcam no ônibus para o retorno à escola

As monitoras do projeto (da esquerda para a direita) Dilcéa Smirdele, Marilene, Sylvia Paes e Nana Rangel com o diretor geral da Câmara, Avelino Ferreira. 

Bonde da História: Estação Câmara - Educação e Cidadania deu partida ontem, com os alunos da Escola Municipal Vilma Tâmega para o Projeto de Visitação idealizado e realizado pela Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes. O projeto objetiva resgatar a história, a preservação do nosso patrimônio histórico/cultural, a divulgação da história e dos trabalhos do Legislativo, motivando os jovens à participação nos destinos da sua cidade.

Na verdade, o projeto é mais que isso. O circuito começa na escola (manhã e tarde), com os alunos percorrendo, de ônibus, o quadrilátero da Praça São Salvador, com os monitores falando sobre o Museu de Campos, que foi sede da Câmara entre 1870 e 1979, a Catedral, a Lyra de Apolo, o chafariz, o local na beira-rio, onde foi erguida a primeira sede do Legislativo, em 1707.

Na Alberto Torres, os alunos passam pelo prédio da Justiça Eleitoral, que foi sede da Câmara entre 1979 e 2007. Depois, circulam a Praça Barão do Rio Branco e os monitores explicam sobre a praça, o Palacete Villa Maria, o Liceu de Humanidades (que foi adquirido pela câmara e doado para ser uma escola) e, finalmente, desembarcam na sede atual do Legislativo, onde conhecem suas dependências e como funciona a Casa do Povo. 

Mais uma ação na esfera da cultura da gestão Edson Batista.

(Fotos: Check)




Nenhum comentário: