Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 16 de julho de 2013

A "Foto da Semana" do Olhares é de Thiago Freitas

Após ter publicado seu trabalho na renomada revista National Geographic  em fevereiro e ter duas fotografias concorrendo na final do Concurso Leica-Fotografe, o fotógrafo campista Thiago Freitas, mais uma vez, colocou seu trabalho e o nome de sua cidade em destaque. Desta vez, no site português especializado em fotografia Olhares.com. Sua foto, registrada durante os protestos do dia 20 de junho no Rio de Janeiro foi escolhida pelo júri como a ‘Foto da Semana’, um justo reconhecimento pelo trabalho deste jornalista, que iniciou sua carreira redigindo no jornal Folha da Manhã.

Em 2011, Thiago resolveu alçar novos voos e decidiu se dedicar a uma antiga paixão: a Fotografia. Desde então, Thiago atua como fotógrafo freelancer no jornal Extra e colabora com este blog durante as férias do titular, o jornalista Alexandre Bastos.

Com seu jeito simples e a postura de quem nunca fica de bobeira, Thiago explicou que apesar de estar no meio de uma situação caótica envolvendo manifestantes e a polícia, a imagem de um rapaz envolto na bandeira nacional frente ao Batalhão de Choque da PM foi um daqueles raros momentos em que o tempo parou. Ainda que por milésimos de segundo.

“Após os conflitos mais intensos daquela noite de intensa manifestação popular e truculências policiais, voltei à frente da Prefeitura, onde as tropas do Choque e da Força Nacional de Segurança montavam guarda diante de um grupo de manifestantes. Eu estava à procura de uma imagem que simbolizasse todo este momento político e histórico que nosso país está vivendo. Ao ver um jovem caminhando próximo aos soldados perfilados, não pensei duas vezes. Tinha a certeza de que aquela foto teria tal representação, pois significa exatamente o que mostra. Um jovem, envolto com a bandeira de seu país, desafiando o mesmo país representado pela força militar ordenada pelo governo”, explicou Freitas, ressaltando que ainda não conquistou nenhum prêmio, mas que momentos como este, vivido nas ruas do Rio de Janeiro, mostram que está no caminho certo.
 Por rafaelvargas, em 16-07-2013 - 19h50

Nenhum comentário: