Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 4 de junho de 2011

O tempo e a história

"O tempo é o senhor da razão". Quantos de nós ouviram este dito popular? O que tem importância, realmente, fica na história. O resto é lixo que a história descarta. Hoje, podemos falar do lixo de 50 anos atrás? Não. Só estudamos o que realmente teve importância. A música do passado que ainda ouvimos e conhecemos hoje não chega a 3% (quando muito) do que foi produzido em cada época. Assim acontece com o cinema, o teatro, as artes em geral; também em relação as obras, as pessoas.

Quais dos nossos governantes do passado que ficaram na história? Em Campos, quais os vereadores cujas ações puseram-nos nos registros históricos? Quais os prefeitos? E os secretrários? Alguém se lembra dos secretários de Barcelos Martins, Rockfeller de Lima, Zezé Barbosa dos mandatos de 1967/70 e 1972/76? E do primeiro prefeito, eleito em 1947? Ferreira Paes está na história? E os vice-prefeitos?

Não são os cargos ou as obras realizadas por um detentor de cargo que ficam na história. O que fica são as idéias defendidas por alguém, detentor de cargo ou não. São as lutas de alguém, em prol de algo que realmente tenha importância, que o faz ficar na história. Os atos maus ou bons são julgamentos morais, mas se eles tiveram importância, colocarão seus autores na história. O que não tem importância real, não fica na história.

Assim, os medíocres, os omissos, os puxa-sacos, estes não farão parte da história. Irão para a lata de lixo da história.

Luis Carlos Prestes não está na história porque fez obras ou porque foi senador ou capitão. Está na história por suas idéias, por suas lutas, que tiveram importância real. Brizola não está na história simplesmente porque foi governador, deputado federal ou porque fez reforma agrária ou porque fez escolas. Está por suas idéias, por suas lutas.

As ações atuais só saberemos se são importantes daqui a algum tempo. Aí então, veremos quem tem importância real na sociedade. O resto é falácia. A mediocridade imperante só é digna de registro em conversa de botequim. E os fofoqueiros de plantão não estarão na história nem mesmo como fofoqueiros.

9 comentários:

carlinhos j.carioca disse...

Caro Avelino,lamneto muito a sua "saida" da presidencia da Fundaçao J.O.Lima.Jamais Campos teve uma programaçao tao vasta e tao variada a ponto da gente dizer que as suas açoes conseguiram agradar a todo os gostos.Mas,quanto ao Brizola,me desculpe discordar um pouco de vc,ele foi conhecido sim,como politico e idealizador,diferente do que vemos hoje,nao temos idealizadores,so politicos,essa é a grande diferença entre Brizola e os outros,ele soube ser politico.Mas,quanto a vc e a sua "saida",infelizmente,nao foi tao simples,ja que quanto o tecnico so e bom e competente para a plateia,ele dança,vc foi bom,correto e competente para o povo de Campos,talvez para os seus mandantes...perdemos!!!

Anônimo disse...

A quem vc pensa que esse seu blá-blá-blá vai atingir? Vc é um mal caráter que nunca deveria ter entrado no Governo de Rosinha, pois só serviu pra queimar a imagem dela que tá fazendo um governo maravilhoso e não precisa de gentinha como vc. Trate de se dar por satisfeito em ainda ficar com esse cargo de sub, seu prêmio de consolação. E fica de biquinho fechado se ainda quiser manter ele. Vc foi enxotado da história, meu filho.

Cláudio disse...

Entrega o cargo, porra, e entre para a história.

Anônimo disse...

libera o meu comentário aí seu otário

cris disse...

Tomou?

Anônimo disse...

perdeu! perdeu! se agarra como sub e fica de bico fechado, imbecil!

Anônimo disse...

gostei de ver, fikou de biquinho calado pois afinal vc depende dessa graninha pra continuar vivendo né mesmo? e vê se num escreve mais bobagem pq Rosinha vai te detoná, ela e Garotinho já tão de saco cheio de vc e até te chamam de traira; é isso mesmo que vc é, um traira.

Anônimo disse...

Dos secretários do nosso governo vc foi o menos importante. Só não vai entrar pra história como ladrão, por enquanto, pq a Rosinha tá segurando tua onda. Vc foi com mta sede ao pote, quem diria; o defensor da justiça e da moralidade. Tá sabendo? Um dossiezinho sobre a sua passagem pela fundação cultural tá mto bem guardadinho pra ser usado na hora certa.

carlinhos j.carioca disse...

é lamentavel ler essas aberraçoes,ora,divergencias por opinioes diferentes tudo bem,mas ofensas a pessoa e ainda se omitirem(anonimos) os seus nomes ,para mim é uma sacanagem,desrespeito e atos de pura covardia e falta de caráter!Claro que ele simplesmente nao saiu,foi algo que ele discordou dos "patroes" e "inventaram" essa troca de "posiçoes"...Acho covardia tb essa forma de governar,digo no sentido de "blindar" a maquina no sentido de esclarecer a populaçao das possiveis falhas que ocorrem em qualquer processo de obras ou investimentos,meu Deus se em nossa casa temos problemas com pequenas obras,imaginem a prefeita com esse dinheirao na mao e com essa porrada de açoes com "liberaçao de verbas" para todos os setores...repito nao concordo,acho que deveria abrir um espaço nessa blindagem,e" permitir" que alguns requerimentos fossem votados,afinal o que vemos na cidade sao obras que começam(exemplo") com 50 homens e logo,continuam com 10,e a´vem o famigerado "ADITIVO"...exemplos de obras beira-valao e Av.J.Carlos P.Pinto(Guarus)...esse tb sao atos de covardia,desrespeito e falta de transparencia,alguem tem a capacidade para dizer algo ao contrario?Bom se alguem tiver...mas por favor,sem papo de "gov.passados"(o atual esta com a mesma turma,rara excessoes).