Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 30 de janeiro de 2011

Dia para homenagens a Villa-Lobos

No dia 05 de março comemora-se o Dia Nacional da Música Clássica. Esta data foi escolhida por ser o dia de nascimento de um dos nossos maiores compositores, o maestro Heitor Villa-Lobos ((1887-1959). A data foi instituída em 13 de janeiro de 2009 e acabávamos de assumir a presidência da Fundação Oswaldo Lima. Uma das poucas cidades a marcar a data foi Campos, com uma apresentação do conjunto Musicatto, sob a regência de Lenie Vieira, no Largo da Imprensa (Calçadão), promovida pela FCJOL.

Este ano, o dia 05 de março é início de Carnaval, que termina no dia 08, terça-feira. Todavia, estamos prontos para, mais uma vez, marcar a data de nascimento do maior e mais universal de nossos músicos, que em toda sua vida dedicou-se a popularizar a música, sendo, inclusive, responsável pela disciplina Música nas escolas, com elaboração de livros especializados para a sala de aula e que,  no entanto, não é conhecido do chamado "grande público".

A ditadura acabou, em 1971, com a disciplina, que agora, o governo fará retornar à sala de aula. Dia 05 de março é sábado, quando a cidade estará esvaziada. Mas a Fundação Oswaldo Lima não poderá deixar passar em branco a data. O que devemos decidir - e aí o leitor interessado poderá opinar para auxiliar-nos - é se promovemos a apresentação na praia (Calçadão, Tenda Cultural, Aldeia do Sol, Largo em frente ao Náutico) ou no centro de Campos.

Registro:

Entre 1930 e 1945, o compositor criou a série “Bachianas Brasileiras”, que está entre suas obras mais queridas e executadas, “uma simbiose entre a linguagem bachiana, o nosso folclore e a música de nossos chorões”, disse numa entrevista à Época o maestro Julio Medaglia. Villa-Lobos deixou mais de dois mil títulos e a qualidade do legado suplanta qualquer dúvida sobre sua importância. As gerações da escola pública que tiveram acesso ao ensino musical atestam o acerto de sua paixão. Villa-Lobos foi o idealizador do ensino de canto orfeônico nas escolas.


Inicialmente, ele elaborou uma metodologia de ensino musical para jovens que resultou na inclusão do Canto Orfeônico no currículo escolar e na criação do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, em 1942, para formar professores especializados.

Villa-Lobos entendia que o uso da voz seria a forma mais prática de levar a informação musical ao jovem em todo o país. Assim, criou o “Guia Prático”, com 137 canções harmonizadas e instrumentadas, dois volumes de canto orfeônico e dois de solfejos.

Nos 50 anos de sua morte, em 2009, a França promoveu uma série de concertos para homenagear Villa-Lobos, que viveu em Paris nos idos de 1920.

Nenhum comentário: