Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os despeitados farão parte do lixo da história

Aos leitores deste blog, peço apenas uma reflexão, no que tange às eleições de domingo:

1- Tudo que ocorria no Estado (até mesmo sobre o que era responsabilidade da Prefeitura do Rio), a responsabilidade era do governador, entre 1983 e 1986. Brizola sofreu tanto com a mídia, principalmente a Globo, que certa feita armaram arrastões em Copacabana - tudo filmado e transmitido pela Globo e por televisões do mundo inteiro - e a culpa não recaiu sobre o secretário de segurança, mas sim sobre o governador.

2 - Quando Garotinho era governador, tudo que ocorria , principalmente na área de Segurança, a culpa era do governador (1999 a abril de 2002). Benedita, de abril e dezembro de 2002, não sofreu com isso.

3- Com, Sérgio Cabral, ao contrário, a população "sabe" que os problemas de Segurança estão relacionados ao secretário da pasta: Beltrame, o Mister M. Ou seja, questões de segurança não são com o governador, mas com seu secretário. Também a saúde, que Brizola e Garotinho eram criticados em seus governos, agora é com o secretário Sérgio Cortes.

4- Hoje, a bandidagem cresce no Estado, as mortes dos policiais quase que diariamente, as milícias, que substituíram os bandidos tradicionais e os arrastões, quebra-quebra em trens e queima de ônibus, tudo isso não é atriubuído a Cabral. O governador está blindado.

5 - Cabral mente descaradamente dizendo que fez obras em todo Estado e investiu muito no interior. Apontem uma obra do governador digna de registro e eu darei a mão a palmatória. Acompanho a política desde antes de Marcos Tamoyo, muito antes da fusão com Faria Lima, desde antes de Chagas governador da Guanabara e conheço bem o Estado do Rio. Os melhores governadores que tivemos, independente de questões ideológicas e/ou partidárias, foram Brizola, Garotinho e Rosinha. Chagas, Moreira Franco, Marcelo Alencar e Sérgio Cabral, juntos, não fizeram nada substantivo no Estado. No interior, muito menos.

6- Por isso, afirmo com segurança que quem votar em Cabral está anestesiado (e isso é comum nos dias de hoje, até porque é mais cômodo) ou é doente (masoquista). Fora disso, é o pessoal raivoso e da boquinha.

7 - Imaginem se fosse o Garotinho que tivesse a mulher como defensora de empresas que têm vînculo direto com o Estado? Imaginem se fosse o Garotinho que tivesse uma mansão de R$ 4 milhões e declarasse que ela vale apenas R$ 200 mil?

Mas tudo isso só tem sentido pensar quando o sujeito tem honestidade de propósito.

E para os que me acusam de puxa-saco, dou a minha história de vida como exemplo. Paguei um preço enorme por defender minhas idéias abertamente, nunca me escondi no hoje tão comum anonimato. Sou amigo de Garotinho e Rosinha (amigo mesmo) há 32 anos e nunca tive cargos em seus governos. E sempre estive nas ruas defendendo-os, porque não tenho dúvidas de que, após o Brizola, são os melhores governantes deste Estado e desta cidade. E saibam: não dou a mínima para os despeitados, invejosos e frustrados. Estes, por certo, farão parte do lixo da história.

Um comentário:

Imbeloni disse...

Estou contigo Avelino!