Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 26 de setembro de 2010

Na defesa de Tiririca e contra as elites retrógradas

Durante anos (décadas) tentaram fazer de Lula motivo de chacota, para que se tornasse, no máximo, um sujeito "folclórico" e, portanto, sem crédito junto às elites intelectuais. Quem se lembra da história do Garotinho, aqui em Campos, sabe que fizeram o mesmo com ele. Piadas e mais piadas sobre o jovem que, sem apadrinhamentos, tentava um mandato (de vereador, à época) para defender o nosso povo mais sofrido. Depois, quando candidato a prefeito, sofreu, como Lula, o preconceito das elites e da mídia que fizeram de tudo para ridicularizá-lo. Um dos motivos: não tinha curso superior nem dinheiro.

Assim como fizeram com Lula, então candidato à Presidência, o Garotinho sofreu como candidato a prefeito porque não tinha estudo nem experiência administrativa. Depois, fizeram o mesmo com Rosinha. Como uma pobre, com apenas o curso secundário, sem penetração nas classes abastadas e suas festinhas, vendedora de avon, poderia ser a "primeira dama" de uma sociedade com "tradições aristocráticas"? Eu mesmo sofri, durante anos, por ser um "louco", radical, sem espaço numa sociedade democrática".

A história mostrou que o povo começava a ter lugar ao sol com Garotinho. O melhor prefeito de Campos as últimas décadas. Um radialista que conquistou o Rio de Janeiro, façanha impossível, até então, para alguém do interior e com um currículo à margem das nossas elites intelectuais e empresariais. Mesmo aqueles que defendiam Lula, também alvo de preconceito, acusavam Garotinho por puro preconceito. Mas Garotinho foi um excelente governador e elegeu sua esposa no primeiro turno na sua sucessão e Rosinha não só foi excelente governadora como saiu com uma popularidade nunca vista antes no Estado.

Lula tornou-se presidente quando as elites queriam Suplicy como candidato do PT. Tornou-se um presidente capaz e tão popular que assusta as elites. Como compôs com parcela da mídia nacional e negociou com a direita, Lula foi eceito temporariamente. Garotinho não negociou princípios e fazem de tudo para acabar com sua carreira política. Só que Lula hoje tem a defesa de intelectuais (como Leonardo Boff) e muitos outros aqui mesmo em Campos. Mas Garotinho e Rosinha continuam sofrendo com o preconceito.

Agora, até o Judiciário está tentando eliminar o palhaço Tiririca do páreo, pois as pesquisas revelam que ele poderá ter mais de um milhão de votos. Tudo por que? Porque o humorista seria analfabeto. Ou seja, por representar quase a metade do povo brasileiro que não consegue ter vez e voto num Congresso elitista. Darcy Rineiro dizia, com propriedade, que o motivo do nosso atraso tem um motivo: as elites maldosas, retrógradas. E em pleno século XXI vemos claramente o preconceito prevalecer, com violência, agora também envolvendo diretamente o judiciário, que tenta cassar o registro de um legítimo representante dos deserdados, que é Tiririca.

O Leonardo deveria aproveitar, assim como outros intelectuais, e fazer a defesa dos nossos deserdados incluindo não só Lula, mas Garotinho, que sofre uma perseguição das elites jamais vista no Estado e Tiririca que é, como Lula, um sobrevivente, um tapa na cara das nossas elites retrógradas.      

Um comentário:

Anônimo disse...

Em defesa do Tiririca reafirmo a máxima bíblica:- Quod vigilatur vigilans. Se a Procuradoria(de pelo em ovo, de chifre em cabeça da cavalo) se preocupasse mais com os ladrões e com os juízes corruptos que dão habeas-corpus a peso de ouro, e os soltam, aí sim haveria justiça. Mas isso requer ética e trabalho, então não mudemos de assunto. anizio nunes