Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Edson ocupa a 17ª cadeira na Câmara

Finalmente Edson Batista  assume o lugar que é seu na Câmara Municipal de Campos. Obteve os votos da bancada governista (nove vereadores). Odisseia votou contra. Dante Lucas se absteve. Os demais da oposição não apareceram. Não creio que ocorra, neste mês de campanha intensa, que mobiliza todos os vereadores, embates significativos no legislativo. Após a eleição, todavia, os debates tendem a ser acirrados, até porque Edson foi o vereador mais combativo nos governos Arnaldo e Mocaiber e, agora, deverá defender o governo das críticas infundadas que serão feitas pelos que desejam o retorno da boquinha.

3 comentários:

Provisano disse...

Espera um pouco Alvanir, desprendi a contar, até uns tempos atrás, eu, na minha rasa ignorância, sabia contar até cem, daí para a frente a cois a complicava um pouco, mas eu ia enganando aqui, ali e acolá.

Voltemos à vaca-fria: me responda, ou melhor, me esclareça, Nelson Nahim renunciou ao mandato de vereador? Pois só assim, o suplente poderia assumir, pelo menos é o que diz a Lei. Se ele renunciou, então o prefeito interino deveria ser o atual presidente interino da câmara, ou estaria eu equivocado? E a Lei Orgânica Municipal, está valendo ou não? Ou só vale para otários como eu? Para uma casta de apaniguados, como os edis-golpistas, ela tem outra formatação, o que corrobora um conceito errado que diz que "somos todos iguais mas, alguns são mais iguais que os outros". Seria cômico se não fosse sério.

Como me parece que Nahim continua no exercício do cargo de prefeito interino e o entendimento legal é que ele continua vereador, então, contei, recontei e reconte mais uma dezena de vezes e, pasme, cheguei ao número final de 18! E não 17 vereadores, como insinuas no título do tópico. Ou eu desaprendi a contar ou tu desaprendestes. Agora, outra pergunta que não quer calar: Quem é que vai pagar os subsídios do 18º vereador? Existe previsão orçamentária para tal despesa? Ou o 18º vai atuar no parlamento a custo zero para os cofres públicos?

Quando eu pensava que já tinha visto na minha vida, todos os tipos de golpes políticos, me surpreendo com mais um, o atropelamento puro e simples, do que está preconizado em nossa LOM e tudo na maior cara-de-pau, haja óleo de peroba para essa corja! A vontade de vomitar é incontrolável, vou vomitar, mas antes, um fraterno abraço.

Avelino Ferreira disse...

Provisano, meu irmão!

Você adora polemizar... pois bem: quando Nahim assumiu a cadeira de prefeito, deixou de ser legislador, fiscal do executivo. Efetivamente, a Câmara ficou com 16 vereadores. Quanto à lei orgânica, como qualquer outra lei, deve ser refeita para não gerar dúvidas. Se o salário do prefeito é pago pela Câmara, é um problema a ser resolvido, pois não está previsto. Se fosse um juiz a assumir a prefeitura, ele não poderia atuar nos julgamentos. E a Vara a qual estivesse vinculado, teria um juiz substituto. É o caso do suplente. Aliás, suplente é para isso: assumir a vaga, intrerinamente ou não, do titular, em sua ausência. O resto é elocubração.

Provisano disse...

Então, caro Alvanir, chegastes no ponto que eu venho batendo sempre: o de respeitarmos as Leis, sob a pena de voltarmos a viver dentro do espírito da auto-tutela, onde os mais fortes prevalecem sobre os mais fracos.

" Quanto à lei orgânica, como qualquer outra lei, deve ser refeita para não gerar dúvidas.", são palavras suas com as quais concordo, só que, tem um pequeno detalhe nisso tudo, ela, a Lei Orgânica NÃO foi refeita, nem tampouco o Regimento Interno, foi sim solapada, atropelada, descumprida exatamente por aqueles que deveriam dar o exemplo e cumprir as Leis. São, e não tem outras palavras mais suaves para definí-los, OPORTUNISTAS e GOLPISTAS, merecedores de todo o desprezo que pessoas que como eu, procuram seguir as normas legais, ao contrário dos "nobres edis" que acharam que a LOM é um corolário de coisas inúteis. Espero que o MP se manifeste prontamente ou então, vamos combinar, estamos vivendo numa terra sem lei, onde vale tudo.

Caro Alvanir, honre minha inteligência, não tentes me dar um diploma de idiota, sabes, mas como te é conveniente, que o que aconteceu foi um GOLPE na LOM, fruto de acordos e acertos sabe-se lá com quais objetivos escusos, obscuros e como diria o saudoso Brizola, perversos. Nada do que argumentares, convencerá à ninguém, nem mesmo a ti próprio, imagino que deve ter sido um suplício teres que redigir argumentos tão pífios para explicar o inexplicável.

De todo, um forte e fraterno abraço.