Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A advocacia não é nem será a profissão mais nobre

Cláudio Andrade olha para o próprfio umbigo e diz que a advocacia é a profissão mais nobre que há. É muita pretensão. Muita arrogância. Aliás, típica dos causídicos e juízes. A profissão mais nobre eu não sei qual é e é difícil de dizer. Mas a mais importante, é a do cozinheiro. Imagine comer grãos sem cozimento, sem tempero?!

No que tange ao aspecto social e político, seria a do educador a profissão mais nobre. O pedagogo, aquele que conduz ao conhecimento. A advocacia não está nem estará nunca entre as principais profissões mais nobres. A não ser que, genericamente falando, reconheçamos que todas as profissões são nobres.  

4 comentários:

carlinhos-j.carioca disse...

Avelino,essa to com vc,que me perdoe o Claudio Andrade,mas colocar a dvocacia como a mais nobre...claro que nao podemos generalizar,principalmente quando falamos dos advogados que trablham para politicos,criminosos e ladroes.bom a Constituiçao diz que 'todos sao iguais perante a lei"...porem,os politioc usam o termos "meus advogados",em Campos entoa como esses caras ganham dinheiro.Um habeas corpus,eu jamis conseguiria um devido aos altos custos.Aí começa a separaçao do termo "todos",ja que com dinheiro é facil vc conseguir um advogado para qualquer situaçao,por maior gravidade que seja o "delito".
obs;coloquei o termo delito,exemplificando ou dando a entender,qualquer caso por mais absurdo como estupro,desvio de grana,homicidio,caixa dois,assalto etc.
Para concluir,a nobresa e o carater de um home nao esta em sua profissao,mas sim em sua conduta,ja que o simples varredor de rua eu o trato como nobre ja que mantem minha rua limpa e trablha com prazer e dignidade.

Anônimo disse...

Não diga contra os advogados caro Avelino. Foram eles que o livraram da cadeia, recorda-se? Bons e maus profissionais existem em todas as profissões - no jornalismo existem aos borbotões - mas cale a sua empáfia e reconheça que a advocacia é sim uma das mais nobres profissões. Não há democracia sem o advogado. Seu rancor deve ser algo pessoal, então não generalize.

Provisano disse...

A mais nobre de todas, talvez seja a do Professor, pois se não tivéssemos Professores, não teríamos os outros profissionais, caro Alvanir. Isso é ponto pacífico.

Mas, devo lembra-te, a profissão de Advogado é a única que tem uma referência em nossa Lei Maior, a nossa Constituição Federal, que, por ter o espírito dela, inspirado na questão da Justiça ser igual para todos, refere-se a figura do Advogado como essencial para o exercício da Justiça e, realmente é, e eu diria mais, é imprescindível.

Mas tu, em sua constante incontinência verbal, colocas um título no tópico, não jogando os profissionais na vala comum em que habitualmente colocas todos que ousam divergir de sua opinião, colocas A Profissão nessa vala e aí é que está a conduta errada de tua parte, a falta de respeito com uma profissão. Isso é inadimissível, até mesmo porque, vem de uma pessao letrada e culta como tu és.

Como não consegui identificar nas várias ocasiões onde conversamos, discutimos ou mesmo debatemos vários assuntos, nenhum tipo de déficit cognitivo de sua parte, acho que postas coisas desse tipo, apenas para ver se os tópicos darão alguma audiência.

Ser Advogado, ser Professor, ser Policial, ser Gari, ser Motorista, ser Jornalista, ser Filósofo, enfim seja qual for a Profissão, traz, desde que seja exercida com correção e ética, é Nobre, não importando o grau de formação que os Profissional tenha. Todas são essenciais para o bom funcionamento da sociedade.

Era o que eu tinha para dizer.

Avelino Ferreira disse...

Provisano,

Não entendi a celeuma, pois você concorda com o Carlinhos do Jardim Carioca e, obviamente, comigo, quando digo que a advocacia não é a profissão mais nobre. Pode ser uma entre todas. Então, não vamos privilegiá-la. E ela só existe devido à falta de bom senso dos seres humanos. Já o cozinheiro, este é necessário ao humano, independentemente dele ter bom senso ou não, ser educado ou não. Por isso é a profissão mais importante.