Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 8 de julho de 2015

Apenas por curiosidade

O 67P/Churyumov-Gerasimenko é um cometa do Sistema Solar com um período orbital atual de 6,45 anos. Seu próximo periélio está previsto para o dia 13 de agosto de 2015. Ele é o destino da sonda espacial Rosetta, que foi lançada pela Agência Espacial Europeia em 2 de março de 2004, e que "acordou" de uma hibernação no dia 20 de janeiro de 2014 para monitorar o cometa e procurar um local adequado para o pouso.

Em 6 de agosto de 2014 a sonda encontrou-se com o 67P, passando a segui-lo em órbita no espaço. Em 12 de novembro do mesmo ano, a Philae, o pousador da Rosetta, tornou-se o primeiro objeto construído pelo Homem a pousar na superfície de um cometa.

O Dr. Marcelo Oliveira, físico, astrônomo e professor da UENF explicou que a última manobra realizada pela nave em sua longa jornada ocorreu no dia 13 de novembro de 2013. Nesse dia a nave utilizou pela última vez o planeta Terra para ajustar a sua trajetória e aumentar a sua velocidade. Após a manobra, a nave seguiu sua viagem com uma velocidade de aproximadamente 48.024 Km/h (a terra possui uma velocidade de aproximadamente 107.200 Km/h em seu movimento ao redor do sol). 

A partir do dia 07 de maio do ano passado, a nave de Rosetta iniciou as suas manobras para entrar em órbita do cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko. Nesse momento a nave se encontrava a uma distância de 2 milhões de quilômetros do cometa e estava a uma velocidade de 2.790Km/h em relação ao cometa. Ao término das principais manobras, a velocidade da nave em relação ao cometa foi reduzida para aproximadamente 29,44Km/h, dia 07 de julho de 2014 com o uso de motores da própria nave. E a distância entre a nave e o cometa havia sido reduzida para 4.000KM. 

A nave foi, aos poucos, entrando em órbita do cometa a distância sempre menores, permanecendo em uma órbita a aproximadamente 30 Km de distância do centro do cometa. Marcelo Oliveira considerou o feito "maravilhoso!!!", dada a distância da terra em que as manobras estavam sendo realizadas. 

No dia 12 de novembro de 2014, quando a sonda robótica Philae pousou na superfície do cometa, a distância entre o cometa e a Terra era de aproximadamente 500 milhões de quilômetros e a velocidade do cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko em relação ao sol era de, aproximadamente, 66.000 Km/h. 

Como a órbita do cometa é representada por uma elipse de grande excentricidade, segundo Marcelo Oliveira, a sua velocidade em relação ao sol aumenta à medida que se aproxima do perifélio (menor distância em relação ao sol), o que ocorrerá no dia 13 de agosto de 2015, quando o cometa estará a, aproximadamente. 186 milhões de quilômetros do sol. Nesse período, calcula Marcelo, o cometa estará se momento a uma velocidade de 135.000Km/h em relação ao sol. 

A "Missão Rosetta" deverá ser encerrada em dezembro deste ano.  

Descoberta

O cometa foi descoberto no ano de 1969, quando diversos astrônomos de Kiev foram visitar o Instituto de Astrofísica de Alma-Ata para efetuar pesquisa sobre cometas. Em 20 de setembro Klim Churyumov estava examinando fotos do cometa32P/Comas Solà feitos por Svetlana Gerasimenko, quando encontrou um objeto do tipo cometa em um canto de uma fotografia.

Ele imaginou que o fraco objeto detectado fosse o cometa procurado, mas ao retornar a Kiev constatou após cuidadosos estudos que um novo cometa teria sido encontrado a menos de dois graus do cometa Comas Solá.

Este cometa apresenta algumas peculiaridades. Antes de 1840 se uperifélio era de 4,0 UA (quatro vezes a distancia entre a Terra e o Sol, ou seja, 600 milhões de km), então não seria possível observá-lo da Terra.

Neste ano o cometa acabou se movendo para o interior do Sistema Solar, após um encontro com o planeta Júpiter, fazendo seu periélio cair para 3,0 UA (450 milhões de km), Durante um século, o periélio foi gradualmente diminuindo até atingir a 2,77 UA. Então, em 1959, novamente ele reencontrou-se com Júpiter diminuindo seu periélio em apenas 1,29 UA. Atualmente este cometa completa a sua translação em torno do Sol em 6,57 anos.

O Churyumov-Gerasimenko foi observado da Terra em seis aproximações do Sol: 1969 (descoberta), 1976, 1982, 1989, 1996 e 2002. Ele é um objeto incomum bastante ativo por um curto período e apresenta frequentemente, cauda no seu periélio.

Durante a sua aparição em 2002/2003, sua cauda tinha o comprimento acima de 10 arco-minuto de comprimento, com um núcleo brilhante que excedia o brilho da cauda. Mesmo após 7 meses de seu periélio, o cometa continuava a apresentar uma cauda bem desenvolvida, mas pouco depois ela rapidamente desapareceu.
(Sobre matéria de Marcelo Oliveira e  dados da Wikipedia)

Nenhum comentário: