Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 9 de setembro de 2014

Câmara comemora a Independência com homenagens

As celebrações da Semana da Pátria se estenderam nesta terça-feira (09), no plenário da Câmara Municipal de Campos, com a realização de uma sessão solene como parte das festividades pelos 192 anos da Independência do Brasil, no último domingo, dia 7. A solenidade contou com a participação de autoridades civis e militares, representantes do Executivo, lideranças da comunidade, além de vereadores.
Após as execuções dos hinos Nacional e da Bandeira, o comandante do 56º Batalhão de Infantaria (56º BI), tenente-coronel Luiz Antônio Correia Lima, falou sobre a atuação do Exército brasileiro durante a Guerra do Paraguai e o patrono do 56º BI, capitão Manoel Theodoro de Almeida Batista, campista de nascimento. “A Guerra do Paraguai foi muito importante para o Exército do Brasil, pois foi através dela que ele foi estabelecido como força institucional dentro do contexto da República brasileira”, disse.








Entre os homenageados, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), tenente-coronel Ramiro Oliveira Campos; comandante do 56º Batalhão de Infantaria (56º BI), tenente-coronel Luiz Antônio Correia Lima; comandante de 5º Grupamento de Bombeiro Militar (5º GBM), tenente-coronel Paulo César da Silva Rodriguez; comandante da Guarda Civil Municipal, Wellington de Souza Levino; presidente da Associação dos ex-Combatentes do Brasil, Aluízio dos Santos Vasconcelos, e a banda da Polícia Militar, que completou 47 anos de fundação.
“Numa guerra onde a grande maioria dos que combateram era formada de escravos, Manuel Theodoro, embora de família rica, se apresentou como voluntário e entregou sua própria vida em defesa da pátria, tendo morrido em combate na Batalha de Tuiuti”, observou Vasconcelos.
Na oportunidade, por iniciativa do vereador Albertinho, também foram homenageados o 1° Sargento da PM, Valcir Maurício Batista; o 1° Sargento da PM, Moisés Santos da Silva; o Subtenente da PM, Marcelo Siqueira Almeida; e o Subtenente da PM, João Marcos Alves Campos, pelos serviços prestados junto ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd)
À frente do cerimonial, jornalista e professor Vilmar Rangel fez uma apresentação resumida da história das instituições homenageadas e o processo de lutas por suas instalações no município.
CONQUISTAS E UM PROJETO DE NAÇÃO – Ao final das entregas das comendas, o presidente do Legislativo, Edson Batista, desenvolveu algumas reflexões sobre o processo de construção de um projeto de nação para o Brasil.
“É nossa obrigação o reconhecimento aos nossos antepassados que nos legaram uma grande nação de dimensões continentais, unindo mais de 200 milhões de pessoas que falam a mesma língua e com uma enorme diversidade cultural, com a contribuição de brancos, negros e indígenas que moldaram a identidade do povo brasileiro”, disse.
Edson Batista lembrou que, ao contrário do que ocorreu ao Brasil, outros países da América não tiveram preservada a integridade de seus territórios.
“Quando olhamos para nossa América Latina lembramos que nosso processo de integração começou no período colonial, com os bandeirantes que expandiram nossas fronteiras para além dos limites do Tratado de Tordesilhas. Nossa gente expulsou franceses e holandeses, enquanto o Exército brasileiro, durante o período do Império, consolidou a unidade nacional e lutou para fixar os limites territoriais ao sul do nosso país”, afirmou.

“Foram heróicos e ilustres brasileiros que lutaram para manter nosso território. Hoje aqui nós, vereadores, fazemos nossa parte, lembrando e ressaltando a importância histórica do Exército Nacional. Viva o Brasil!”

Nenhum comentário: