Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 20 de setembro de 2014

Bonde da História recebe alunos da cidade e do Farol

(Fotos: Oguianne Sardinha)
Alunos do Castelinho Encantado com Marilene e o vereador Neném
Mais duas aulas-extras de política e cidadania por conta de mais uma edição do projeto Bonde da História – Estação Câmara. Pela manhã, reuniu alunos da Escola Manoel Pereira Gonçalves, do Farol de São Thomé, que ouviram a palestra de uma das coordenadoras do projeto, a professora Dilcéa Smiderle sobre o funcionamento da Câmara Municipal de Campos e as atribuições dos vereadores.
“Neste prédio são tomadas importantes decisões para a vida do município. Tudo passa por aqui, tanto a aprovação de leis que irão interferir na vida de cada um de nós quanto na indicação de melhorias para as comunidades”, explicou.
A Câmara, falou ainda Dilcea, tem função judiciária, como o julgamento e afastamento do prefeito e vereadores, como de assessoramento, na medida em que os vereadores indicam sugestões para construção de escolas ou estradas ou ainda propostas para melhoria da limpeza publica ou na saúde.
“É neste plenário onde se discute a prestação de contas do município. Como quase em todas as situações, a aprovação é por votação da maioria.  Neste plenário onde vocês estão agora há debates, discussões intensas, com cada um dos vereadores defendendo suas teses, suas críticas ou pontos de vista”, disse.
A quantidade de vereadores varia de acordo com o tamanho da população do município. Dilcea explicou também as funções das sessões ordinárias, extraordinárias e especiais, além das audiência pública que são realizadas no plenário do Legislativo.
Alunos e professores do Colégio Manoel Gonçalves c om Marilene Merlim
O vereador Alexandre Tadeu falou sobre as funções do parlamentar. “Acho muito importante essa participação de vocês porque quando a população se interessa por política, a política melhora e nosso trabalho também. Eu aqui não sou vereador, estou vereador. Há muitos que não se lembram em quem votou na última eleição. Não basta a população eleger o vereador, tem que cobrar e fiscalizar sua atuação”, ponderou.
Os alunos ocuparam as cadeiras dos vereadores no plenário para uma “sessão” quando fizeram várias ponderações sobre diferentes temas como transporte e saúde no Farol de São Thomé. Tadeu disse que o transporte tende a melhorar com a conclusão da licitação do setor. “São quatro etapas, estamos na terceira. A tendência é melhorar”, explicou.
A professora de sociologia, Renata Souza, considerou positiva a participação da escola no projeto. “O homem é um animal político. A política está em nossas vidas a cada momento, desde quando você decide escolher a cor da parede de sua casa. Tudo depende de uma decisão, e decidir é uma forma de fazer política”, disse a educadora, que sugeriu trazer os alunos à Câmara num dia de sessão.
Na parte da tarde foi a vez dos alunos do 5º ano do Centro Educacional Castelinho Encantado, no Parque Leopoldina, participar do Bonde. Além dos monitores, eles ouviram o vereador Neném, do PTB, para quem o projeto Bonde da História é uma verdadeira aula de política, de cidadania e uma viagem pela história de Campos. 
O grupo estava acompanhado da diretora da escola Auxiliadora Matos e da professora Clariane Moraes, que elogiaram o projeto. “Fiquei conhecendo o projeto por meio do livreto sobre parte do patrimônio histórico de Campos que foi entregue na escola. É muito interessante”, disse Auxiliadora. “É uma excelente iniciativa. Foram, sem dúvida, horas de aprendizado”, acrescentou Clariane.
A aluna Sara Dentalli de Melo Vasconcelos, 10 anos, disse que a visita à Câmara lhe proporcionou aprender coisas novas. “Não sabia, por exemplo, o que faz o vereador”, afirmou ela, destacando que já esteve no prédio do Legislativo acompanhada da mãe. “Ela veio falar com um vereador”.
Já Monique Cristynne Rangel da Hora, 10 anos, afirmou que não sabia qual a finalidade do plenário. “Via essa sala grande, mas não sabia para que servia”, disse a aluna, que também já conhecia o prédio da Câmara.
Após a palestra, os alunos receberam um lanche, embarcaram no ônibus, que foi cedido pelo Legislativo, e retornaram à escola.

Nenhum comentário: