Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A Câmara, em noite memorável, comemora o Dia da Consciência Negra

Uma sessão histórica. Assim o presidente da Academia Campista de Letras (ACL), professor Hélio Coelho, definiu a sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores de Campos, na tarde de terça-feira (19), para entrega da Ordem do Mérito José do Patrocínio. Quatro personalidades campistas, que lutaram e lutam pela igualdade racial, foram agraciadas com a comenda. Foi uma antecipação às comemorações pelo Dia da Consciência Negra e data de aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, líder do quilombo dos Palmares e respeitado herói da resistência antiescravagista, lembrados no dia 20 de novembro. 

Dr. Edson Batista com os vereadores e todos os agraciados

O presidente da Câmara, vereador Edson Batista, disse que a sessão só foi possível porque teve a parceria da ACL. “É um momento simbólico, onde a Câmara está homenageando pessoas que lutaram por uma sociedade mais igualitária. O sentido dessa sessão é preservar nossa história e nossa cultura”. 

Professor Hélio Coelho, falando pela ACL

Para o professor Hélio Coelho, que exerceu dois mandatos de vereador na década de 70, ocupando inclusive a cadeira de presidente da Casa, foi uma festa bonita. “Essa sessão será um marco inicial de um conjunto de ações que vamos realizar em comemoração aos 160 anos de José do Patrocínio”.

Professor Jorge de Assis na sua palestra
 
O mestre em Direito e autor de artigos e livros sobre a igualdade étnica, Jorge Batista de Assis, ministrou palestra sobre “Direitos Humanos e Ações Afirmativas – A efetivação da igualdade social”. Para ele, a desigualdade na sociedade brasileira entre negros e brancos precisa ser combatida. “Quero crer em outro futuro, onde brancos, negros e indígenas possam ter direito a sonhar e realizar seus sonhos, livres de preconceitos de toda a ordem”.

 Professor Fernando da Silveira sobre José do Patrocínio 

Já o mestre em Direito, jornalista, professor e escritor Fernando da Silveira falou sobre a vida de José do Patrocínio, lamentando que seu nome é pouco citado em livros didáticos. “É uma homenagem muita justa”.

Foram homenageados a pedagoga Lucimara Pereira Muniz, presidente do Instituto de Desenvolvimento Afro Norte e Noroeste Fluminense (Idannf); o professor e historiador Jorge Renato Pereira Pinto (in memoriam); Jorge da Paz Almeida (in memoriam), o Jorge Chinês; e o advogado, cronista e acadêmico Elmar Rodrigues Martins. A primeira comenda foi indicação do vereador Fred Machado e as demais da mesa executiva. 
 Fred Machado entrega comenda à filha de Jorge Chinês
A filha de Jorge da Paz Almeida, Clésia Glória, foi quem recebeu a comenda em homenagem ao pai. Ela propôs que o nome do seu pai virasse nome de rua. “Não é por vaidade, mas para que a cidade não se esqueça de quem ele foi, um incentivador da cultura. Agradeço a cidade de Campos que não o decepcionou em seus 94 anos de vida e nem após a sua morte”.

 Família de Jorge Renato recebe comenda de Auxiliadora Freitas
Já a comenda de Jorge Renato Pereira foi entregue à filha Elvia Pereira Pinto. “Meu pai amava a cidade de Campos. Gostaria até que o monumento em homenagem a José do Patrocínio, na praça Fatia de Queijo, na Rua Barão de Miracema, passe por uma reforma urbanística, recebendo um tratamento adequado”. 
Gil VIana entrega comenda ao mestre Elmar Martins
Em seu discurso, Elmar Rodrigues disse que “Deus me deu a cor de Otelo para que tenha ciúme da minha raça”.
Ao final da sessão houve uma apresentação de jongo, com a Cia. Gente de Teatro, sob o comando da pedagoga, atriz e animadora cultural Neusimar da Hora.

 Neusinha da Hora e o grupo de jongo emocionaram a todos


Dr. Edson Batista posa com o grupo de jongo da Cia. Gente de Teatro 

Matéria extraída do site da Câmara Municipal (www.camaracampos.rj.gov.br)

Nenhum comentário: