Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Campos Atlético comemora 101 anos com Afonsinho

 Afonsinho e o presidente do Campos, Márcio
 Wesley Machado presenteou Afonsinho com dois livros
 Afonsinho ainda joga ... e bem
 Os dois times antes do jogo no domingo
(Fotos: Check)

Afonsinho mostra categoria em pelada no campo do Campos
Uma tarde memorável. Assim pode ser descrito o dia de domingo (27) no Campos Atlético Associação, que encerrou a programação do aniversário de 101 anos de fundação comemorado na véspera, com uma tradicional “pelada”, que teve a presença ilustre do craque Afonsinho, que desfilou sua elegância em campo num jogo formado por vários ex-jogadores da cidade. A partida terminou com a vitória do time de Afonsinho pelo placar de 1 a 0, graças a um golaço marcado no finzinho por Jô, onde a bola bateu no travessão e caiu dentro do gol.

Afonsinho comentou sobre o carinho especial que nutre pelo Roxinho. “Eu tenho uma filha chamada Violeta. O Roxinho marcou minha carreira. Pois quando consegui o passe, tinha de ter um time para jogar. Joguei uma partida na Bahia e esta aqui em Campos em 74 contra o Palmeiras. Até hoje fico pensando, como conseguiram trazer o Palmeiras com o time completo? Foi um grande feito para a época”, afirmou o craque.

O capitão do Botafogo Campeão da Taça Brasil de 1968 comentou sobre o problema que teve com Zagallo. “O Zagallo era um cara muito fechado. No meio, ele gostava de jogar com um pela esquerda, um armando e um na marcação. O Carlos Roberto subiu dos juniores e para o Zagallo não dava para jogar eu e o Gérson (“Canhotinha de Ouro”). Então, fui barrado. Aí eu tive propostas do Santos, do São Paulo. E não queriam deixar eu sair. Foi aí que eu comecei a lutar para ter o passe”, disse Afonsinho, que acabou emprestado para o Olaria, que montou um grande time.

Afonsinho voltaria ao Botafogo, passaria pelos outros quatro grandes do Rio, Flamengo, Fluminense e Vasco. E jogaria ainda com Pelé no Santos. Afonsinho é paulistano, mas se mudou ainda novo para Marília, depois foi para Jaú, onde começou a jogar futebol. Não se considera ex-jogador, pois não encerrou a carreira. Continua na ativa por meio dos jogos da equipe fundada por ele, o Trem da Alegria, que já teve jogando craques como Garrincha e Nilton Santos e artistas do quilate de Paulinho da Viola, Raimundo Fagner e Moraes Moreira. Afonsinho sugeriu que seja realizada uma partida do Trem da Alegria em Campos.

O jornalista Wesley Machado, colaborador do Roxinho e que intermediou a vinda de Afonsinho a Campos, contou que para 2014 estão programando a vinda do master do Palmeiras. “Foi uma ideia do diretor de futebol da Liga Campista de Desportos, Wilson Carlos, que ajuda muito o clube. Inclusive foi ele, mediante uma sugestão minha, que mandou fazer as camisas retrôs do Afonsinho. Como ano que vem é centenário do Palmeiras e 40 anos do amistoso de 74, estamos planejando mais  este evento, que deverá integrar a programação da Festa do Santíssimo Salvador”, informou Wesley.

Outro resultado da visita de Afonsinho a Campos foi que Afonsinho, que é muito bem relacionado com Chico Buarque, convidou Wesley, com quem fez amizade, para visitar o campo de Chico no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. Wesley deu uma camisa do Campos a Afonsinho para entregar a Chico, mas Afonsinho achou melhor que o próprio desse pessoalmente a camisa. Wesley já convidou o amigo escritor Márcio de Aquino, que sabe tudo de MPB, para acompanhá-lo na visita ao ídolo. Chico que tem um time, o Politheama. Acompanhando Wesley e Márcio ao Rio, irá o folclórico fotógrafo Jocelino Rocha, o Check, que afirma ter mais de 1000 gols na carreira. A viagem, que ainda não tem data definida, promete render boas histórias.
(Matéria enviada por Wesley Machado)

Nenhum comentário: