Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Alunos do Ciep de Travessão e do Thiers Cardoso no Bonde da História

 Foto Check
Alunos (e professores) do Ciep Luis Carlos de Lacerda
 
Nesta quinta-feira (17), o Bonde da História – Estação Câmara passou pelos Colégios Estaduais Ciep 268 Luís Carlos de Lacerda e Dr. Thiers Cardoso para levar seus alunos a uma viagem histórica por pontos importantes da cidade de Campos. Ao final, todos foram até ao Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara de Vereadores, para uma aula de cidadania e conhecimento sobre a política e o funcionamento entre a instituição e os outros poderes.

Pela manhã, os alunos do Ciep 268 do 6° ao 9°ano puderam conhecer um pouco mais sobre a cidade onde vivem. “O aprendizado como passar por estes pontos históricos de Campos é muito interessante e vai muito além da sala de aula. Chama muito mais a atenção do aluno. Fiquei feliz em poder trazê-los ao passeio que nossa professora de História indicou”, disse a coordenadora pedagógica da escola, Bianca de Azevedo Silva.

Feliz em poder levar mais uma escola para participar do projeto, a professora de História, Ana Leiva, ressaltou o interesse dos alunos. “Li sobre o projeto do Bonde da História pela imprensa e procurei saber como participar. Trouxe uma outra escola e pude perceber como eles ficaram interessados em saber um pouco mais sobre sua cidade. É uma grande novidade saber mais sobre a história de Campos e ter uma aula de cidadania dentro da Casa de leis”.

Vereador com base eleitoral no distrito de Travessão, Ozéias Martins, falou aos alunos sobre a importância do professor. “Estudei na Escola Estadual Nelson Pereira Rebel, de Travessão, e tive a oportunidade de homenagear alguns professores de lá, em nome de toda a classe. Parabenizo a todos os professores, pois eles são a base de sabedoria de todos”.

Ozéias lembrou de alguns de seus requerimentos e indicações. “Tenho orgulho de representar Travessão e todo o município como vereador. Ouvindo a população, busquei melhorias para o transporte, a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto, o apoio para a construção da Vila Olímpica, além da ampliação do hospital local”.

Após a aula no plenário, a estudante do 8° Ano do Ciep, Geicyellen Pinto da Rosa, tirou suas próprias conclusões. “Olhando de fora pensava que os vereadores eram todos iguais e que poucos atendiam à população. Hoje vi que eles trabalham muito, muito além das duas sessões na semana. O prédio da Câmara é muito movimentado com pessoas trabalhando o dia inteiro para ajudar os vereadores em suas tarefas. Eles realmente são a nossa voz na Câmara”, disse.

THIERS CARDOSO

Na parte da tarde, foi a vez dos alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dr. Thiers Cardoso, no Turf Clube, sob a coordenação da Coordenadora pedagógica Sandra Fernandes, participarem do projeto cultural “Bonde da História: Estação Câmara”. O diretor geral da Câmara, jornalista Avelino Ferreira, disse aos alunos que o plenário do Legislativo é um dos teatros mais bonitos, onde cada vereador defende as suas propostas e idéias.

“Alguns, por ideologia, acreditam naquilo que estão defendendo. Mas o povo não vota por ideologia, mas por interesse, o que até pode ser bom”, explicou ele, destacando que os vereadores têm muito trabalho para analisar projetos que são encaminhados pelo Executivo, além de propor indicações e requerimentos, bem como elaborar seus próprios projetos para defendê-los em plenário, visando sua aprovação pelos colegas.

Já o vereador Fred Machado disse que a política está desacreditada no país, mas é preciso saber diferenciar o político que serve e o que não serve. “Ao invés de obrigatório, o voto deveria ser consciente. Ninguém que ocupa um cargo público faz favor quando cumpre o que prometeu na campanha”, afirmou Fred, destacando que existem vereadores da situação e da oposição.

“Sou oposição com outros três vereadores, mas isso não significa que quando o governo faz algo bom, a gente vai ser contra. Todos os  vereadores têm papel importante. Estamos aqui para fazer as leis e fiscalizar o Executivo”.

Nenhum comentário: