Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Alunos de Ururaí e Caxeta no Bonde da História, Estação Câmara

O projeto de visitação à Câmara, denominado Bonde da História, Estação Câmara, para alunos das redes públicas e privadas do município, tem levado centenas de crianças e jovens do sexto ao nono ano de escolaridade até o terceiro ano do ensino médio a conhecer um pouco da nossa história, principalmente do Legislativo, que completará em dezembro 361 anos de existência.

Sob a orientação e monitoramento da educadora e historiadora Sylvia Paes, das educadoras Nana Rangel, Marilene Merlim e Dilcéa Smiderle, todas as quintas-feiras, em ônibus confortáveis e transmissão pelo canal da Câmara, o 152 da VerTV (NET), os alunos recebem um livreto com fotos e históricos dos prédios que visitam na Praça São Salvador e no quadrilátero do Liceu. Conhecem os prédios anteriores da Câmara e o atual, o Palácio Nilo Peçanha e assistem uma palestra sobre o papel do vereador e do Legislativo na comunidade.

Hoje pela manhã participaram do projeto alunos, diretores e professores do Ciep João Borges Barreto. À tarde, foi a vez dos alunos e professores  da Escola Municipal Manoel Pereira Gonçalves, da localidade de Sentinela do Imbé, em Caxeta. 

Interessante é que, ao percorrer as instalações do Palácio Nilo Peçanha, os estudantes identificaram a foto do ex-vereador Manoel Antônio Pereira Gonçalves, na galeria dos presidentes do Legislativo. Ele, que foi presidente interino da Câmara no ano de 1952, deu nome à escola.  

Os alunos vieram acompanhados da diretora Valéria Chagas Pinto e da professora Nelcimar Pinheiro de Aguiar.  A diretora contou que conheceu  o  projeto através de uma assistente social da escola. “Ela nos inscreveu e fiquei muito feliz .  Vou falar do projeto para minhas amigas diretoras e incentivá-las a visitar a Câmara também”.

A aluna Ana Paula Bernardo Silva, 15 anos, disse que a beleza do Palácio Nilo Peçanha foi o que mais a impressionou. “É muito bonito”.

 Fotos: Check
Alunos do Ciep de Ururaí na escadaria da Câmara

No plenário, assistindo a palestra de Dilcea Smiderle

 de Dilcea Smiderle

e ouvindo Avelino sobre a história de Ururaí 

(Fotos: Check)
Alunos da escola municipal de Caxeta
Os alunos com Marilene e Dilcea
 
Visitando a galeria dos presidentes
 
Ouvindo a professora Marilene Merlim



Nenhum comentário: