Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 11 de maio de 2013

Recado de Garotinho aos "independentes"

(Fotos: Gerson Gomes)
Flagrantes da reunião do PR

Sou que no seu discurso durante a reunião do PR em Campos, Garotinho fez um bom relato de seu trabalho em Brasília (que a gente acompanha diariamente pelo seu blog e a mídia em geral) e, quanto a Campos, sabendo que um grupo de vereadores, em vez de agradecer o apoio que recebeu dele para a eleição de cada um, está disposto a formar um "bloco independente". Ofereceu, bem ao seu estilo, a porta de saída, que poderia ser aquela mesma de onde ocorria a reunião.

Ninguém se mexeu. Ninguém se manifestou. Ora, quem conhece Garotinho e Rosinha sabe que, por tudo que já viveram, por tudo que já passaram e pela liderança reconhecida aqui e alhures, jamais vão se deixar emparedar. Já disse isso aqui e repito: Garotinho não teme embates políticos e eleitorais. Espero que os que desejam ou desejavam formar um bloco independente não continuem com as conversinhas de coxia. Correm o risco de ficarem desmoralizados. Se não tiveram coragem de responder ao líder na reunião do PR, que se calem e se deem por satisfeitos por terem seus mandatos.

Quanto ao governo, soube que grande parte dos secretários não atuam como deviam. Dito pelo próprio líder de todos nós. Na verdade, ele e todos nós que pensamos e agimos politicamente sempre dissemos isso. Rosinha investe muito em todas as áreas e as reclamações na ponta continuam. Então, é hora de mudar. Talvez radicalmente. Cargos políticos é para quem sabe fazer política. Enganam-se aqueles que acham que cargos em governos têm que ser ocupados por técnicos. Técnicos é para colaborar com os políticos. Então, já passou, pelo que entendi, a hora da mudança. 

E para aqueles que pensam em responder a mim, lembro que sou amigo do casal há mais de 33 anos. Amigo fiel, leal, sem ser puxa-saco. Estive junto em todos os momentos bons e ruins pelos quais o nosso grupo passou, desde a fundação do PT e do PDT em Campos. Aliás, desde antes. E nunca pertenci ao governo. Quando tive alguns embates com Garotinho não foi por causa própria. Só fui convidado para o governo em 2009. E defendo como sempre defendi o grupo, porque creio na nossa liderança maior, no projeto que temos e desenvolvemos. 

Só que conheço muita gente que está junto por causa de cargos, de empregos, de benesses. E são essas pessoas que reclamam, criticam pelas esquinas. Enquanto o Garotinho está com parcela do poder, todos estão juntos. Até juram fidelidade. Quando há a perspectiva de perdermos o poder, já costeiam o alambrado. Sabemos quem são. Garotinho sabe quem são. Muitos postam-se como paladinos da moralidade, mas na hora certa, muitos terão o que merecem, publicamente. 

Nosso projeto, agora, é eleger Garotinho governador. Para o bem do Estado do Rio, para orgulho da nossa cidade. Quem deseja fazer jogo duplo, que saia agora. Esse foi o recado do nosso líder. Isso é o que penso.  Não queremos o poder a qualquer custo. Queremos o poder sem abrir mão de princípios. Negociação política faz parte do jogo eleitoral, mas jamais aceitaremos o emparedamento. SE já não aceitávamos quando novos, imagine agora, depois dos nossos cabelos brancos!...   

Nenhum comentário: