Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Cleber Tinoco e as ilações perversas

O advogado Cleber Tinoco, em seus ditos, sempre arrumadinhos para dar a impressão de isenção, tenta induzir aos que os leem, a misturar água e óleo. Não consegue, mas insiste à exaustão. Parece até que, como tantos, deseja ser convidado para alguma coisa que lhe agrade... 

Ao insinuar que Rosinha pode ter seu diploma cassado, ele apela para a similaridade do processo contra ela, de uso de meio de comunicação indevidamente na campanha de 2008 (todo mundo sabe que foi uma entrevista de rádio concedida antes da campanha eleitoral), com os processos contra Arnaldo Vianna  e Alexandre Mocaiber, por exemplo. Aposta na "memória curta" do nosso povo. Acredita que, com o passar do tempo, as pessoas esquecerão os reais motivos das ações contra cada um deles.

A Lei da Ficha Limpa, que ainda vai receber ajustes, por certo, busca enquadrar os corruptos, os que malversam o dinheiro público, os que têm contas reprovadas pelos tribunais, os que não prestam contas das verbas específicas e que usam-nas para outros fins. Tudo que Arnaldo Vianna e Alexandre Mocaiber fizeram. Arnaldo, por exemplo, tem seis contas rejeitadas e está sendo processado por formação de quadrilha juntamente com sua mulher, Ilsan Vianna e o já esquecido Nilo Graciosa, por desvio de dinheiro público para o próprio bolso.   

Rosinha jamais pode ser maculada como ficha suja. Primeiro porque é acusada por algo ocorrido antes do período eleitoral. Segundo, nunca cometeu um ato de improbidade. Nunca um governo em Campos sofreu tanta perseguição quanto o de Rosinha. Nunca um chefe de executivo, num sistema democrático, sofreu tantos golpes de setores do Judiciário como o de Rosinha. E o que há, de fato, contra ela? Nada. Aliás, o que há é despeito, inveja, preconceito. 

Querem atingir Garotinho e atacam a prefeita. Há pouco um articulista da Folha da Manhã escreveu que Garotinho é o principal líder político da nossa região. Mas esse mesmo articulista dizia, há pouco tempo, que Garotinho já era, estava morto politicamente. 

"Morto" politicamente mas elegeu o companheiro Geraldo Pudim deputado federal com mais de 270 mil votos. Morto politicamente mas elegeu Rosinha prefeita contra uma máquina poderosa devido a um sistema corrupto que, como São João da Barra agora, colocou Campos nas folhas policiais do país inteiro. Morto politicamente mas que elegeu o irmão vereador e o fez presidente da Câmara. Morto politicamente mas elegeu a filha a vereadora mais bem votada de seu partido e a quinta mais votada na capital. 

Constata-se que as incoerências dos nossos analistas são visíveis. Visíveis também a intenção deles em tentar, permanentemente, manchar a imagem de Garotinho. Para tanto, usam de golpes baixos, distorcem fatos. Como Cleber Tinoco, que tenta, permanentemente, macular a imagem de Rosinha com insinuações que não encontram eco, a não ser junto aqueles que, por inveja ou despeito, continuam defendendo o indefensável: um sistema corrupto que servia a uma dúzia de amigos do coração e prejudicava a grande maioria da população.

No início do nosso governo, eu dizia aos nossos críticos que aguardassem o fim do mandato para julgarem a administração Rosinha. Para julgar, sugeri que agissem corretamente, ou seja, comparassem com os governos anteriores. Os dados existem e são públicos. Comparem agora, que estamos chegando ao fim do governo para saber quem foi melhor para Campos. Assim se julga uma administração. 

Mas nossos adversários não farão isso, porque Rosinha fez muito mais em menos de 04 anos, pelo povo, pela cidade, pelo município, do que Sérgio Mendes, Arnaldo Vianna e Alexandre Mocaiber em 14 anos. Nossos adversários preferem apelar para firulas jurídicas, que lhes permitem insinuações com base em ilações de mentes perversas. Porém, o povo consegue separar o joio do trigo e, no domingo, vai dizer, com o voto: É ELA!

Um comentário:

Cleber Tinoco disse...

Caro Avelino,

O futuro dirá quem tem a razão! Agora, para debater a matéria você terá que estudar um pouco Direito. Desse jeito, com ataques pessoais irrefletidos e desarrazoados, não promove o esclarecimento de quem quer que seja. Não precisei bajular ninguém para conseguir algo, tudo que conquistei foi por mérito próprio. Nunca desejei mamar nas tetas ressumantes do Município, como muitos o fazem. Os que a bem pouco tempo criticava e chamava de corrupto integram agora o time do qual faz parte. Não seja incoerente, a argumentação é uma arte, mas para convencer precisa de no mínimo boas proposições. O que escreve não é capaz de convencer a quem quer que seja, justamente porque seus ataques não encontram fundamento algum.

Não é a primeira vez que parte para ataques pessoais. O debate deve ser em bom nível e arrimado em fatos concretos. Portanto, se quiser o rebater o que afirmei, basta atacar fundamentadamente a tese apresentada. Afinal, tese jurídica deve ser rebatida com tese jurídica.



Abraço,

Cleber Tinoco