Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 11 de maio de 2011

Rogério Bicudo faz sucesso na Holanda com show "Sambanovo"

É sempre bom saber (e divulgar) notícia favorável a um artista da nossa terra. Ainda mais tratando-se de um campista que agradece o apoio da Prefeitura, via Fundação Oswaldo Lima, para a feitura de seu CD (o oitavo da carreira e um dos mais significativos). O CD, de músicas inéditas, rendeu um show, que foi apresentado aqui e que está sendo sendo apresentado em uma turné pela Holanda. Abaixo, leia uma das críticas ao novo trabalho de Rogério Bicudo e sua banda: 
Segunda feira, 11 april 2011

Jazz de Câmara Brasileiro do mais alto nível

Rogério Bicudo/Lilian Vieira Quarteto

__________________________________

HESSEL FLUITMAN
__________________________________


LEEUWARDEN- Quatro pessoas apresentam um concerto que pode ser considerado o melhor desta temporada, você pode pensar que esses músicos com muita bagagem apresentaram um sensacional espetáculo. Bem, não. Violão, contrabaixo, saxofone e uma cantora. Nada mais. E, em seguida, músicas brasileiras do passado e do presente. Assim aconteceu na Hothouse Redbad. Só alguns músicos são capazes de tal: o violonista brasileiro Rogério Bicudo, o saxofonista Toon Roos, baixista Eric Calmes e a cantora Lilian Vieira. Ela reside na Holanda, vocalista do grupo Zuco 103, conquistou o mundo com sua música eletrônica e agora aqui ela cantou os sambas e bossas de então e agora. Com muito amor e alegria. Isto foi para ela sua volta a casa,como comentou no final. Antigamente ela também cantava estas músicas.

O violonista abriu o concerto sòzinho. Assim ele poderia ter seguido a noite toda. Devido ao interiorizado contagiante ritmo que fluíu de sua excitante música era impossível não balançar. O contrabaixo de Eric Calmes estava discretamente presente, como haviam três gigantes no palco que sugavam toda a atenção, talvez não foi dada a merecida atenção ao seu toque. Mas no momento que se juntou ao violonista se escutava como complementava belissimamente o todo. Seus solos são como estruturas complexas, concebidas com aparente facilidade. Toon Roos foi o sopro holandês, que nesta empresa poderia destoar. O contrário foi provado. Ele tem uma grande afinidade com o brasileiro, e esse sentimento se evidenciou na sua maneira de tocar. Juntos eles celebraram uma pequena festa, onde o público com os olhos e ouvidos abertos os assistiu e escutou.

Antes do intervalo, o foco principal era o violonista. Toon Roos interagiu com ele, no ínicio parecia que ao lado do violão estava rígido e frio mas quando esquentou foi imparável. Solou, tocou contramelodias , acompanhou e principalmente : se fundiu no todo. Juntos eles fizeram música!

Após o intervalo veio Lilian Vieira. Ela cantou canções populares, samba, bossa e as músicas de Rogério Bicudo, sem adornos e com uma intensidade que os outros músicos mal se puderam manter quietos. Toon Roos soltava seu fraseado tão intensamente em torno à voz, que você tem visões de Lester Young acompanhando a Billie Holiday.Assim foi: expressão musical do sentimento do momento. Assim também com o violão de Bicudo. E tudo fazia sentido.E foi bom. A música levitava e pairava . Esta é o tipo de música brasileira escassa em casa. Que felicidade que existem concertos como este.

Mais uma crítica, desta feita, em inglês:

Rogério Bicudo & Lilian Vieira featuring Toon Roos


Latin Jazz - World Fusion

Lilian Vieira (vocals); Rogério Bicudo (vocals, guitar); Toon Roos (saxophones); Eric Calmes (double bass); Udo Demandt (percussion).


They both live in the Netherlands but come from Brazil, so they know perfectly well how to interpret a samba; with lyrics full of pain and melancholy, and yet danceable and hopeful. Singer Lilian Vieira is known from the Brazilectro group Zuco 103, guitarist Rogério Bicudo is an interpreter of the rhythmically complex "choro", an instrumental music genre from Rio de Janeiro that leans heavily on improvisation. We know the samba mainly from carnival in Brazil, but according to Brazilians, it is an often misunderstood, lyrical and noble genre. Vieira and Bicudo play classic sambas and choro, as well as other rhythmic styles from popular Brazilian music. Dutch virtuoso saxophonist Toon Roos once again joins the backing trio

Nenhum comentário: