Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 3 de abril de 2011

Estamos cumprindo o nosso papel na cultura

Desde 2009, quando assumimos a presidência da Fundação Oswaldo Lima, temos atuado em parceria com o Clube de Astronomia Luis Cruls e o Instituto Federal Fluminense, na divulgação e popularização da astronomia. O Clube, que completa 15 anos, nunca teve o apoio que o governo Rosinha Garotinho tem dado ao seu trabalho que, por sua importância, ganhou notoriedade internacional e o reconhecimento da UNESCO que, em dezembro de 2010, chancelou o projeto.

Campos, que nos anos de Arnaldo e Mocaiber ganhou fama por causa da cxorrupção e desperdício de dinheiro público, passou a receber cientistas de diversos países, muitos dos quais nunca vieram ao Brasil antes. Representações do Irã, Holanda, China, Índia, Inglaterra, Chile, Cuba, Estados Unidos da América, Uruguai, Bolívia, Emirados Árabes Unidos estiveram aqui em 2009 e 2010.

O projeto envolve escolas municipais, programas como o PETI e o Pró Jovem, e estudantes do IFF que, inclusive, com apoio da  Aeronáutica, foi fabricado em Campos (IFF) nosso primeiro foguete. Nos encontros internacionais de astronomia e astronáutica,  trouxemos a Campos cientistas brasileiros de renome internacional a exemplo do saudoso Marcomede Rangel e do Ronaldo Rogério de Freitas Mourão e o astronauta Marcos Pontes.

As nossas crianças das escolas públicas e do PETI interagiram com crianças de várias partes do mundo com as vídeo-conferências. Dois adolescentes do PETI e dois dois do Pró Jovem venceram um concurso sobre astronomia e ganharam uma visita à NASA, graças à Prefeita Rosinha Garotinho. Foram recepcionados oficialmente na NASA em Houston e Orlando, com tempo, inclusive, para visitarem a a Disneylândia, coisa impensável para eles e, mesmo para nós.

Agora, vamos realizar (Fundação, Clube de Astronomia e IFF) o 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica e o Governo da Rússia vai enviar oficialmente dois astronautas, devendo estar presentes, também, o cônsul da Rússia no Rio de Janeiro e o embaixador da Rússia no Brasil. Os governos da Romênia, da Venezuela e da China enviarão representantes. Dos Estados Unidos virá, entre outros, o astronauta que pisou na lua em 1971, Charlie Duke, que é um dos conselheiros de Barak Obama na área da astronomia. Representações do Uruguai, de Portugal, da Índia e da Colômbia estarão aqui. O astronauta brasileiro Marcos Pontes e cientistas de diversos estados do Brasil estarão presentes ao encontro entre os dias 21 e 23 deste mês.

É uma nova realidade a que vivemos, em todos os níveis e, na área da cultura, nem se fala. A bandidagem é coisa do passado tenebroso. Vivemos uma era positiva, de coisas boas e que elevam a auto-estima dos campistas e nos dá a certeza de que estamos cumprindo o nosso papel como gestores da Coisa Pública com visão de futuro, seriedade e honradez.

4 comentários:

OTÁVIO JARDIM ÂNGELO disse...

Ola Avelino,
reproduzi o seu post no meu blog:
(http://daterraparaasestrelas.blogspot.com/2011/04/avelino-ferreira-fala-sobre-o-governo.html)
Abraço.

Washington Campos disse...

Presidente, poderia postar algo sobre o Funcultura?

Anônimo disse...

O vereador Vieira Reis (PRB) iniciou um debate na sessão de hoje (5) sobre uma espécie de fogo amigo dentro do governo Rosinha. “Tem um tal de Charles Guerreiro dizendo que se eu não vencer a eleição, as pessoas indicadas por mim serão demitidas. É uma pessoa que tenta ter a confiança da prefeita e quer usar isso para amedrontar as pessoas. Pra mim isso é assédio moral e tem que acabar”, disse Vieira.

Após o desabafo de Vieira Reis, o presidente da Câmara, Nelson Nahim (PR), cobrou uma posição firme do governo. “O governo não pode permitir que esse tipo de coisa aconteça. O Robinho, que foi diretor da Câmara aqui comigo, está por aí espalhando adesivo ‘Pedala’ pra baixo e pra cima. Também soube que anda falando mal de mim por aí. Quer disputar a eleição, tudo bem. Mas faça de forma leal, sem mentiras e desonestidade”, disparou Nahim.

O líder do governo na Câmara, Jorge Magal (PMDB) também não aliviou. ” O deputado Roberto Henriques acertou em cheio quando tirou Fabrício e Charles Guerreiro de sua equipe. Esses dois estão fazendo molecagem. É um trabalho sujo”, enfatizou Magal, que vai cobrar uma posição do governo

Anônimo disse...

Continua se auto-elogiando?
Patético,doentio e vergonhoso.