Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 16 de abril de 2011

Vergonha: não temos vôos Campos/Rio/Campos

O embaixador da Rússia no Brasil, Serguey Pogóssovitch Akopov, estará em Campos dias 20 e 21, para assistir o Ballet Bolshoi, da Escola Bolshoi do Brasil e para participar da abertura do 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, que vai prestar uma homenagem especial aos 50 anos do vôo de Yuri Gagarin ao espaço, feito extraordinário, em  12 de abril de 1961.

Após a confirmação de sua estada em Campos, pela primeira vez - assim como dois cosmonautas russos - os americanos adotaram "astronautas" para não copiar os russos - que estarão na cidade a convite da Fundação Oswaldo Lima, numa parceria com o Clube de Astronomia Luis Cruls, a assessoria do embaixador, que reservou vaga no Pálace Hotel, quis saber sobre o vôo Rio/Campos. E soube que não há mais vôo regular Santos Dumont/Bartholomeu Lyzandro.

Uma vergonha que uma cidade do porte de Campos, com uma rica história que remonta aos tempos da colonização brasileira, maior produtor de açúcar do país, primeira cidade da América do Sul a ter luz elétrica, com sua bacia marítima produzindo mais de 80% do petróleo brasileiro e com excelentes perspectivas na esfera industrial, além de ter um aeroporto alfandegado, não tenha vôos regulares sequer para a capital do Estado.

Em boa hora a prefeita Rosinha Garotinho consegue autorização para municipalizar o aeroporto. Só assim, esperamos, a cidade vai contar com vôos regulares para o Rio e com uma companhia decente, para que não tenhamos que passar pelo vexame que estamos passando agora, com a visita de uma delegação russa.  

Nenhum comentário: