Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 4 de setembro de 2016

A esquerda em Campos e suas contradições



A nossa esquerda
Defendo a Dilma, pois o que a direita aplicou-lhe foi um golpe. A esquerda em Campos defende Lula e Dilma pelos seus programas sociais, principalmente, e também acusa de golpe sua cassação. Todavia, essa mesma esquerda acusa Rosinha por suas políticas sociais. Contradição? Não. 

Essa gente é inteligente o bastante para não cair em contradição por desconhecimento. Se pudesse, aplicaria um golpe em Rosinha. Quando Rosinha foi afastada do cargo, a esquerda bateu palmas. A mesma esquerda que defendeu Dilma e Lula com unhas e dentes quando foi comprovada a corrupção nos seus governos - Mensalão, Petrobrás etc. - nas suas administrações. Caso bem distinto por aqui, quando Rosinha foi acusada de ter se beneficiado de entrevista de rádio. 

Hoje, essa esquerda continua fazendo oposição a Garotinho e Rosinha porque eles estão há anos no poder e "Campos precisa mudar". Mas defende a continuação de Dilma, após oito anos de Lula e seis de Dilma e a perspectiva de mais quatro de Lula (antes da cassação da presidente. 

O Brasil está mal de finanças, assim como o Estado e os municípios da área do petróleo. Campos está bem. Mas não há um comentário a favor por parte dessa gente. Prefere dizer que Campos está quebrada. Ou que o empréstimo que todos tentaram, mas só Campos conseguiu (graças à competência de seus administradores), comprometeu o futuro. Tamanho absurdo é dito tantas vezes que essa gente acredita que é verdade. Até porque não tem humildade para reconhecer que criticaram sem fundamento. Mas a dívida brasileira passa ao largo de suas críticas. 

Nunca houve tanto investimento em infraestrutura em Campos, inclusive com a retirada de favelas e o fim das doenças "de pobre" com o aumento considerável das redes d'água e esgoto e o fim do lixão, que parecia não ter jeito. 

Por fim, o fim do despejo de esgoto na Lagoa do Vigário e o início de sua revitalização, com a retirada dos barracos (as famílias ganharam casas dignas com toda infraestrutura) e área de lazer. Mais ainda: ao lado da casa da família do ex-prefeito por três vezes, José Carlos Vieira Barbosa. 

Ou seja, essa gente quer o poder pelo poder e se for necessário para conquistá-lo, é capaz de aplicar um golpe (pelo voto jamais conseguirá). Alia-se ao que há de pior na política de Campos apenas com o intuito de "tirar o poder dos Garotinhos". Única proposta da esquerda. A direita (que tem o apoio da esquerda) ao contrário, sabe o que deseja: reaver os privilégios, as benesses, o dinheiro da era Arnaldo/Mocaiber. Só que, obviamente, é incapaz de confessar suas reais pretensões. 

Em nível nacional, a esquerda bate na direita e quer Temer fora do poder. Aqui, a esquerda faz coro com a direita. Ainda bem que ela não é a maioria, nem convence a maioria.

Nenhum comentário: