Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 18 de março de 2015

Bonde da História - Estação Câmara nesta quinta-feira


O Bonde da História – Estação Câmara volta a circular pelos corredores da Câmara Municipal de Campos na quinta-feira (19).
Os primeiros visitantes do ano serão os alunos da Escola Municipal Lídia Leitão de Alvarenga, no Parque Cidade Luz, em Guarus.
O projeto, dirigido pelas curadoras Nana Rangel, Marilene Merlin e Dilcéia Smirdele, está com a agenda fechada até o dia 16 de maio. Segundo Marilene, a procura tem sido grande. “As inscrições continuam, pois o Bonde só para agora no final do ano”, disse.
Acompanhados de monitores do projeto, alunos e professores fazem um percurso pela cidade, em um ônibus cedido pela Câmara, para conhecer os principais pontos turísticos, como Museu Histórico, Igreja e Praça São Salvador, Lyra de Apolo, entre outros.
Eles também recebem um livreto contendo informações de parte do patrimônio histórico de Campos. Já no Palácio Nilo Peçanha, atual sede da Câmara, os estudantes ouvem uma palestra sobre a história e o funcionamento Poder Legislativo.
Segundo Marilene, a primeira sessão dos vereadores mirins, empossados em novembro do ano passado, será realizada no dia 15 de abril, a partir das 15h. O tema da palestra será educação.
Ela afirmou que até o final do ano, os 25 vereadores mirins e os 25 suplentes eleitos irão participar de outras três sessões, com os temas saúde, transporte e segurança. “Para a divulgação das imagens das crianças pedimos autorização aos pais”, acrescentou ela.
O Bonde da História - Estação Câmara é uma criação nossa, com Sylvia Paes, Viviane Terra e Nana Rangel. Projeto considerado de excelência, que objetiva criar uma consciência de cidadania, de preservação do patrimônio histórico/cultural e, claro, o conhecimento da Casa do Povo. Os alunos e professores, após o percurso citado acima, sentam-se no plenário e têm uma aula de como funciona o Legislativo e conversam com um vereador. 

Nenhum comentário: