Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 2 de setembro de 2012

Registro do PTB na homenagem a Vargas

(Fotos: Oguianne Sardinha)
Edson Batista reúne os candidatos do PTB na Baixada 
para a homenagem a Vargas em Tocos

Junto ao busto de Vargas, falaram, além de Edson, Pedro Nízio,

Joacyr da Conceição,

Ailda, do Hospital São José

Assis, de Tocos

Dalmir, de Goitacazes

e Ramires, de Goitacazes

Flagrante dos militantes aguerridos do PTB 
(Tina. Francis, Ian, Fernando. Fofão e bebel)

Tina, Oguianne e Francis que ajudaram a organizar o ato (foto: Ian)

e flagrante do público que prestigiou a homenagem

Problemas com o cartão da máquina fotográfica não permitiram que eu postasse, no dia do evento, as fotos a ele referentes. Por isso, agora faço esse registro. Campos, desde a criação dos partidos a partir da Constituição de 1946, ficou como referência do Trabalhismo. 

Com a ditadura militar implantada em 1964 e a perseguição aos trabalhistas, socialistas e comunistas, cassação de mandatos dos parlamentares (Adão Pereira Nunes, Antonio Carlos Pereira Pinto, Batistinha, Jacyr Barbeto, Aristóteles Miranda Melo) e a morte de Barcelos Martins em abril daquele ano, além da prisão de militantes e líderes sindicais (Delso Gomes, Irineu Marins, Almirante Costa, Tarcísio Tupinambá, Jacyr Barbeto e outros, que não conseguiram fugir), o trabalhismo encolheu.

Com a cassação do registro de todos os partidos e a criação dos novos (Arena e MDB), além da proibição de palavras (operários, socialismo, comunismo) e nomes de pessoas como João Goulart, Brizola, entre outros) que não deviam ser escritas, a inclusão de Moral e Cívica e OSPB nas escolas, em lugar de Filosofia e Sociologia, o trabalhismo foi sendo esquecido.

Todavia, duas comunidades em Campos jamais "entregaram os pontos": Tocos e Ururaí. Dois focos de resistência do trabalhismo. Em 1982, após o retorno de Leonel Brizola ao Brasil, em 1979 e sua candidatura ao Governo do Estado naquele ano, as duas comunidades que lhe deu uma votação significativa em Campos foram Tocos e Ururaí. 

O presidente do PTB em Campos, Dr. Edson Batista, lembrou alguns desses fatos na homenagem prestada a Getúlio Vargas, no aniversário de sua morte (24 de agosto). 

Nenhum comentário: