Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os partícipes da corrupção querem a boquinha de volta

Vez em quando o jornal Folha da Manhã promove um grupo de partícipes de dois governos corruptos, que enlamearam o nome de Campos, cujos membros riram da nossa cara quando exigíamos do Judicíário o julgamento dos crimes perpetrados por eles tendo como vítimas as pessoas de bem e, principalmente, aqueles que mais precisam do poder público, que são os mais pobres.

Pois bem, essa gente, que foi abalada com a Operação Telhado de Vidro em 2008, quando o prefeito quase foi preso e secretários, assessores e empresários saíram da cidade algemados para Bangu I, está tentando se reorganizar, como qualquer quadrilha que sofre um duro golpe mas seus chefes continuam  soltos (até quando?), indo ao encontro do povo para dizer inverdades.

Visitam as obras da prefeita Rosinha Garotinho para apontar falhas. Como nada encontram de errado e não querendo elogiar o belo trabalho que está sendo feito no município, acusam a prefeita de estar demorando a entregá-las prontas. Não é apenas uma injustiça mas, também, principalmente, maldade. Segundo o secretário de governo e ex-deputado Geraldo Pudim, essa gente deveria colocar o rabo entre as pernasd e sair de fininho da cena política. Isso porque não têm moral para acusar ninguém, muito menos quem está fazendo pelo povo, o que nunca fizeram. Aliás, a preocupação dessa gente era a de se beneficiar do dinheiro público.

Rosinha ficou sete meses fora do governo, retornando em meados de dezembro. Imediatamente retomou as obras e já entregou 650 casas dignas para as populações que estavam vivendo em condições precárias ou dependendo do aluguel social. As obras deveriam estar sendo entregues este mês, mas, por força das circunstâncias, elas serão entregues até julho quando o Cepop será inaugurado. Exatamente sete meses depois.

O que Rosinha já fez, todavia, é muito mais que 10 anos dos governos Arnaldo/Mocaiber. Para além do fato que, para mim, é principal, justamente porque o nome de Campos estava enlameado com tanta corrupção e o nosso povo, com baixa auto-estima: a seriedade com a Coisa Pública. Acabaram-se as manchetes em jornais e TVs daqui e do Rio sobre a corrupção em Campos.

No caso específico da Fundação Oswaldo Lima, à qual tenho a honra de presidir, saímos de uma situação insustentável (a Telhado de Vidro foi o ápice do que ocorria lá) para dois anos de administração sem absolutamente nada de errado. Os artistas são respeitados e recebem em dia, o que antes de 2009 não ocorria. A desorganização era a tônica e o patrimônio depredado. Isso acabou. O que faltava ao povo de Campos era gente séria administrando os seus recursos olriundos dos royalties e dos impostos. De 2009 para cá, o povo tem um governo sério, capaz.

E essa gente, que participou da corrupção, sente saudades da boquinha e quer de volta a roubalheira. Por isso, acusa falsamente tentan doi iludir a população. Mas o nosso povo está vacinado. Rosinha vai recompor as diretrizes do governo, dar uma nova dinâmica a administração e terminar seu mandato com chave de ouro. Essa gente da corrupção deve fazer o que Pudim sugeriu: enfiar o rabo entre as pernas e sair de fininho.

Um comentário:

Washington Campos disse...

Parabéns Presidente

Quero acrescentar que os pagamentos estão sendo efetuados de maneira rápida, colocando a classe artística valorizada. Porém percebo que o investimento que a Prefeitura faz na área cultural é alto e isso é bom, mas existe um quesito que precisa ser melhorado: divulgação - tanto para o conhecimento do povo dos eventos culturais que estão sendo realizados quando para a divulgação da marca da grande patrocinadora, a Prefeitura. Presidente, estamos com um Blog no ar - www.lubanco.blogspot.com - divulgando os eventos culturais da região e informando sobre editais culturais de incentivo. Gostaria de finalizar informando que existe um Edital da Eletrobrás aberto - http://www.eletrobras.com/editalcultural/patrimonio.html - para patrocínio as modalidades: festas de santos padroeiros, da colheita, celebrações cotidianas e periódicas, festejos juninos e de carnaval, dentre outras práticas sociais consagradas.

Um grande abraço.