A assessoria de imprensa do Itamaraty informou nesta quinta-feira (27) que o governo brasileiro pediu às autoridades espanholas investigações sobre a acusação do músico pernambucano Israel de França, que diz ter sido espancado por policiais em Granada.
Em 25 de dezembro, França procurou o Consulado do Brasil em Madri para pedir apoio, logo após ele sair do hospital.
Em entrevista por telefone ao "Bom Dia PE", da TV Globo, o músico disse que estava em um bar com um amigo brasileiro quando foi abordado pelos policiais e levado para uma delegacia. Lá, ele afirma que foi espancado por quatro policiais.
De acordo com o Itamaraty, o cônsul-geral adjunto do Brasil em Madri, Cícero Garcia, foi ontem até Granada para ouvir a versão de França.
Alexandre Belem - 20.ago.2009/JC Imagem/Folhapress | ||
O músico Israel de França, que afirma ter sido espancado por policiais na Espanha |
Depois, se reuniu com a chefia da polícia de Granada e transmitiu o pedido do governo brasileiro para que seja feita uma investigação "ampla e profunda" do caso.
O cônsul-geral do Brasil em Madri, João Almino, e funcionários da Embaixada do país na capital espanhola procuraram os órgãos equivalentes à corregedoria da polícia da Espanha para pedir informações.
No Brasil, o secretário-geral do Itamaraty, embaixador Ruy Nogueira, se reuniu com o embaixador da Espanha no Brasil para pedir rigor nas investigações.
Israel de França é regente da Orquestra da Câmara da Granada, onde mora há cerca de 22 anos. (MARÍA MARTÍN E GIBA BERGAMIM JR.) Folha de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário