Este livro não pode faltar na estante de quem deseja saber sobre parte importante da nossa história política. Nossa Câmara de Vereadores é uma das mais antigas do país e foi criada em dezembro de 1652, 25 anos antes da criação da Vila, fato ocorrido em 29 de maio de 1677.
Durante o período colonial, os vereadores detinham o poder executivo, legislativo, judiciário e policial. Algumas mudanças ocorreram durante o Império, mas o município era governado pela Câmara. Com a criação do cargo de prefeitos (intendentes), os vereadores passaram a legislar e fiscalizar o executivo. Em 1904 foi indicado o primeiro prefeito para Campos (Rodrigues Peixoto).
A primeira eleição para prefeito ocorreu em 1947. O livro traz os concorrentes (prefeitos e vereadores) seus partidos e suas votações de 1947 até 2012, assim como as alterações ocorridas no período (mudanças na legislação, licenças, renúncias e mortes dos titulares e a posse dos suplentes).
É um livro também para pesquisa de quem se interessa por nossa história política. E como é um dos raros escritos sobre os prefeitos e vereadores que assumiram mandatos entre 1947 e 2012, os que ocuparam tais cargos ou seus parentes terão, nessa pequena obra, o registro de seus nomes perenizados, para além das atas e dos jornais das épocas citadas.
Enfim, é mais uma obra de um escritor campista que preocupa-se em registrar partes importantes da nossa história para democratizar o acesso à informação e para evitar o esquecimento de fatos importantes para a nossa cultura e, claro, nossa identidade.
O livro custa R$ 20,00. Sugiro que o leitor o inclua na lista de presentes de fim de ano. Vai me ajudar a pagar a gráfica e, como sabemos, livro é sempre um bom presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário