Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Debate sobre futuro do curso de Comunicação Social realizado na Bienal


(Foto: César Ferreira/secretaria de Cultura)
O Projeto "Quartas de Debate", da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, foi realizado nesta quarta-feira (10) no Espaço Café da 6ª Bienal do Livro de Campos. Na oportunidade foi debatido o tema "O futuro do curso de Comunicação Social face às novas mídias". Participaram do debate, mediado pelo jornalista Maurício Xexéu, os jornalistas e professores Vitor Menezes e Orávio de Campos, este também secretário de cultura do município, e o advogado e blogueiro Cláudio Andrade. Na plateia estavam estudantes, profissionais e professores de Comunicação Social.


Orávio de Campos afirmou que o curso de Comunicação Social não se esvazia mesmo com qualquer pessoa tendo acesso a informação. Para Vitor Menezes, a essência do curso de jornalismo está no humanismo de  disciplinas como Filosofia e Sociologia. Vitor disse ainda que as novas mídias pouco influenciam na importância do trabalho do jornalista na sociedade.

2 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Verdade. E o que deve influenciar o Jornalismo daqui para frente será "A VERDADE dos Fatos x as Covardias dos Boatos". A começar de Campos. Cidade Luz. De dia Água escorre... e de noite expande a Luz.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Que vontade de ser "aluna estudante" de Vitim. O Orávio não conheço, mas pelo visto é daqueles que gostam de mexer no imexível...de fazer acontecer o improvável, e de instigar o que tá quieto. Já pensou?

Ao Avelino e todos os organizadores desta Bienal, parabéns pelo empenho, pela organização, pela belezura.Sabemos que isso exige de nós todas as forças. Saúde para vocês, queridos! Muita saúde.

Quando eu estava em Campos, o espaço lindo branco estava fechado. Que vontade de meter minha cabeça e ver. Que curiosidade! Mas fiquei mesmo às voltas conversando com o Pai de Amor e pedindo a Ele que abençoasse tudo ali. Gostei de ver na Praça. Achei show!

Gente, quando somos cheios de boa vontade as coisas fluem. Amor e bondade faz tudo fluir. Palavras Boas abençoam e Jesus ama uma Cidade cheia de Palavras Boas. Palavras de Vida. De Amor, Abençoadoras.

E aquele "Momento Vento na Praça" (após um "momentinho meu de nó, no Ponto e Linha",que não vem ao caso agora)foi a sensação linda e prazerosa que Bons Ventos do Senhor que estão sobre esta "Cidade Primeira. Cidade Éfeso... ali em Patmos..."

Gente, Campos brilha! Campos não é "pescoço" orgulho e força maldosa.

Campos não é "cabeça" querendo mandar e brutalmente fazer acontecer.

Campos é um "Grande Coração no Estado do Rio de Janeiro". "Campos é Corpo todo coração Brasil"!. De Campos para Rio, Brasil,e Mundo...

Mas um Grande Coração cheio de Amor Verdade, Respeito, Integridade, e muita, muita, muita, Humildade. orgulho está sendo confrontado no Brasil, e todos os orgulhosos serão confrontados sim.

Que haja Humildade e Amor em nosso meio.

Parabéns a todos os organizadores e a Luz sempre brilha. Outras Bienais virão.

E Campos pode brilhar o ano inteiro com palavras tantas... leituras todas... e o reconhecimento de que nós não somos objetos mas Sujeitos donos de nossa História. E nossa História será ajudar o próximo a ser dono de sua também. Sim, e jamais manipulado por "carochinhas".

Gente, olha a palavrinha aqui:
"cravave"

"Crava e vê". Olha o "selo" aqui. Um "selo" é algo assim... hehe Jesus é Lindo, gente! uau! Camposssssssssss Luzzzzzzzzzzzz

Vamos ajudar outras Cidades? Quem quer? É Mó Aventura..huahuhaua E se estamos selados podemos ir sem medo, ok? Jesus é nosso SELO. huahuahuahua