A decisão do juiz de plantão Afif Simões Neto, de caráter liminar, atende a um pedido da Defensoria Pública do Estado. Abrange os bens registrados em nome da boate como pessoa jurídica e dos proprietários (de fato e de direito).
A casa noturna pertence aos empresários Mauro Hoffman e Elissandro Spohr, que tiveram prisão temporária decretada nesta segunda.
Segundo o defensor público geral do Estado, Nilton Leonel Maria, a ação que pediu o bloqueio dos bens visa garantir indenizações futuras "em razão da gravidade do fato, do número de envolvidos e temendo que os donos se desfaçam do patrimônio".
Felipe Dana/Associated Press
O incêndio aconteceu na madrugada de domingo (27) na boate Kiss, localizada no centro de Santa Maria (RS). O local é famoso por receber estudantes universitários. Ao todo,231 pessoas morreram e outras 80 permanecem internadas em hospitais da cidade e de Porto Alegre.
O fogo teria começado na espuma de isolamento acústico da boate, após um integrante da banda Gurizada Fandangueira manipular um sinalizador. Faíscas atingiram o teto e iniciou as chamas. O guitarrista da banda afirmou que o extintor de incêndio não funcionou.
Sobreviventes relataram que, antes de perceberem o incêndio, os seguranças teriam impedido os jovens de saírem sem pagar.
Editoria de Arte/Folhapress |
No local, havia apenas uma uma porta, que funcionava como a única passagem de entrada e saída da boate. Bombeiros e sobreviventes quebraram a fachada da casa noturna a marretadas para retirar as pessoas.
A boate Kiss, com capacidade para até 1.000 pessoas, recebeu entre 600 e 1.000 no dia do incêndio, de acordo com a polícia.
A cidade de Santa Maria abriga alunos de faculdades particulares e da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), muitos de outros Estados. Entre os mortos, estão 101 estudantes da UFSM.
Até a tarde de hoje, quatro pessoas haviam sido presas --dois donos da casa noturna e dois integrantes da banda. O delegado Sandro Meiner afirmou que "as prisões são para possibilitar as investigações dos fatos em todas as suas nuances."
A direção da boate Kiss divulgou um anota afirmando que a casa estava dentro da normalidade e creditou o incêndio a uma "fatalidade".
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Editoria de Arte/Folhapress | ||
(Matéria extraída da Folha de São Paulo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário