(Fotos: Oguianne Sardinha)
O jornalista, escritor, poeta, cronista, dramaturgo, diretor e ator, cineasta e apaixonado pelas mulheres Winston Churchill Rangel lançou hoje, na Loja Maçônica Fraternidade Campista o seu mais recente livro: "A peleja do Dr. Nilo Peçanha contra o dragão da ignorância - um romance versejado".
Edição especial de lançamento, a obra é numerada e autenticada, considerada pelo autor uma "edição histórica", com 100 exemplares feitos artesanalmente, em papel reciclado com material recolhido pela cooperativa de catadores.
Uma noite iluminada, com Churchill revendo amigos e autografando com prazer a obra de 124 páginas, traz belíssimas ilustrações de Ana Péres, sua inesquecível amada que, nascida em 1963, se encantou, "virou lenda" em 2012. O prefácio é de Gonçalo Ferreira da Silva, presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e a apresentação é de Deneval Siqueira de Azevedo Filho, pós-doutor em Letras e amigo do autor desde 1969.
Churchill conta a história de Nilo Peçanha desde seu nascimento em Morro do Coco, sua passagem pelo Liceu, sua formação acadêmica em Recife, sua luta pela República, sua eleição como deputado constituinte, seus períodos como governador, vice-presidente e Presidente da República, sempre lutando contra a ignorância, tendo criado as escolas técnicas ou, na época, Aprendizes Artífices.
Mas a história seca, narrada distanciadamente por um historiador competente, não se compara, de jeito maneira, ao versejar ousado e tecnicamente bem feito, do poeta Winston Churchill, que narra de tal maneira que ganha, além da mente, o coração da gente.
Voltarei ao assunto outras vezes.
Churchill com o Dr. Wellington Paes
com o artista plástico João de Oliveira
Com a historiadora e imortal Sylvia Paes
com Marcelo Fernandes e Luiza Sales
com Avelino Ferreira
com o jornalista Humberto Rangel
com o professor Fernando da Silveira
com Lenício Sales
com Cláudia Arenari
com Maria Lúcia Pereira Pinto
com Nana Rangel, sua fã número um
Nenhum comentário:
Postar um comentário