(Fotos: Oguianne Sardinha)
O astronauta italiano Paolo Nespoli fala sobre os 159 dias
que ficou na estação espacial internacional
Dr. Edson homenageia o astronauta
Marcelo Oiveira entrega comenda da Câmara ao astrônomo Patrick Miller
Anthony Garotinho (filho) é homenageado pela descoberta do asteroide
e recebe comenda da Câmara das mãos de Marcelo Oliveira
Tamirys recebe comenda das mãos de Michael Hibbs
Robson também é homenageado pelas mãos de Patrick Miller
A portuguesa Lina Canas recebe homenagem de Edson Batista
(Foto: Check)
que também entrega comenda ao Dr. Marcelo Oliveitra (Foto: Check)
Os cientistas estrangeiros foram convidados por Edson
e fizeram parte da mesa
Momento que a plateia cantava o Hino Nacional
Os descobridores dom asteroide (Athony, Tamirys e Robson)
numa entrevista à TV Câmara
Os cientistas visitantes e membros do Clube de Astronomia de Campos
posando com o Dr. Edson Batista (Foto: Check)
Em sessão solene realizada na tarde de ontem (sexta-feira, dia 11/04), a Câmara Municipal, sob a presidência do Dr. Edson Batista, homenageou o astronauta italiano Paolo Nespoli (que pela primeira vez está no "cone Sul"), o cientista Patrick Miller, que proporcionou as condições para que os estudantes de Campos descobrissem o asteroide que terá o nome da cidade), o Dr. Marcelo Oliveira, coordenador do Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica), a astrônoma portuguesa (pela primeira vez na América do Sul) Lina Canas e os membros do Clube de Astronomia (Anthony, Rosbson, Tamirys e Jaqueline) que descobriram o asteroide, com reconhecimento da NASA.
O astronauta Paolo Nespoli proferiu palestra, quando falou sobre sua infância, seu sonho de ir ao espaço e a realização desse sonho. Contou em detalhes como estar fora da terra, sem gravidade, com a terra numa velocidade de 8 quilômetros por segundo, enfim, como ser "um extra terrestre, um ET, olhando o nosso planeta tão pequeno no espaço, sem fronteiras". Os cientistas estrangeiros falaram um pouco sobre os trabalhos que desenvolvem em seus países e no mundo. O cientista brasileiro, reconhecido internacionalmente, Paulo Leme, professor na USP, foi o único brasileiro a falar.
Os estrangeiros elogiaram a postura do presidente do Legislativo, Edson Batista, de recepcionar, em nome da cidade, os cientistas, professores e estudantes num evento de educação e ciência. Segundo eles, é raro o poder político que sensibiliza-se com os feitos científicos. Ao encerrar o encontro, Paolo Nespoli incentivou os jovens, para que eles acreditem no impossível e persigam seus sonhos para realizarem o possível. E Dr. Edson Batista fechou a sessão, dizendo que muitos sonhos considerados impossíveis foram realizados com os instrumentos criados pelo homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário