No livro que vou lançar em dezembro, sobre os 360 anos da Câmara de Campos, dedico um trecho especial para citar as mulheres vereadoras. Elas, que tiveram o direito de voto em 1932, só foram eleitas, quando Hermeny Coutinho, em 1970, venceu o pleito. Primeira mulher a ser eleita e a única negra eleita até hoje. Um feito histórico.
Em 1972, a eleita foi Antonia Leitão. Depois, só em 1997 é que a Câmara contou com mulheres eleitas - Beth Couto e Maria da Penha Oliveira Martins. Em 1991, Ivete Guerra Marins, suplente, assumiu a cadeira deixada por Paulo César Martins, que se elegeu deputado estadual. Em 1996, Beth Couto, suplente, assumiu a cadeira deixada por Edson Coelho dos Santos, que faleceu no fim daquele ano.
Em 2000 só Maria da Penha Martins foi eleita, sendo reeleita em 2004, 2008 e 2012. Em 2010 assume a cadeira deixada por Renato Barbosa, que faleceu em acidente de trânsito, a suplente Odisseia Carvalho. E pela primeira vez a Câmara contou com três mulheres vereadoras, quando Ilsan Viana assumiu a vaga (que estava sendo disputada na Justiça) de Ederval Venâncio.
Agora, em 2012, um fato inédito e curioso: três mulheres são eleitas e todas três de pré-nome Maria. São Elas: Maria Auxiliadora Freitas Martins, Maria Cecília Lysandro de Albernaz Gomes e Maria da Penha Oliveira Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário