Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 9 de outubro de 2012

Zé Dirceu, (quem diria?) foi condenado


E aconteceu o que muita gente não acreditava: a condenação de Zé Dirceu, o principal chefe da quadrilha do Mensalão. Na verdade, o chefão é Lula, mas este foi blindado e, dizendo que de nada sabia, não foi investigado no maior escândalo da República (o que causou a cassação de Collor de Mello é pinto diante desse). 


Repriso aqui uma publicação deste blog em agosto, quando o julgamento começou. Dos 38 envolvidos diretamente, a maioria já foi condenada Mas os principais responsáveis pela roubalheira encabeçada pelo Partido dos Trabalhadores e denunciada publicamente por Roberto Jefferson (já condenado), estão nesta postagem. 

José Dirceu

Acusação: Chefe da campanha que elegeu o ex-presidente Lula em 2002, negociou, segundo a Procuradoria, acordos com os partidos políticos que apoiaram o novo governo e a criação de um esquema clandestino de financiamento que distribuiu recursos ao PT e a seus aliados para garantir apoio no Congresso.
Crimes pelos quais foi acusado: formação de quadrilha e corrupção ativa


José Genoíno

Acusação: De acordo com a Procuradoria, participou das negociações com os partidos aliados e com os bancos que alimentaram o valerioduto e orientou a distribuição do dinheiro do esquema
Crimes pelos quais foi acusado: formação de quadrilha ecorrupção ativa


Delúbio Soares

Acusação: Responsável pelas finanças do PT na campanha presidencial de 2002 e no início do governo Lula, negociou com Marcos Valério a montagem do esquema, segundo a Procuradoria, e orientou a distribuição de recursos para os partidos aliados ao governo. De acordo com a denúncia, mandou assessores sacarem R$ 550 mil do valerioduto.
Crimes pelos quais foi acusado: formação de quadrilha ecorrupção ativa


João Paulo Cunha

Acusação: De acordo com a Procuradoria, recebeu R$ 50 mil do valerioduto para contratar uma das agências de Marcos Valério, a SMP&B, quando presidia a Câmara dos Deputados, e foi beneficiado pelo desvio de recursos públicos repassados à agência.
Crimes pelos quais foi acusado: lavagem ou ocultação de dinheirocorrupção passiva e Peculato


Marcos Valério
Acusação: Segundo a Procuradoria, ele criou o esquema clandestino que financiou o PT e outros partidos governistas, desviando recursos obtidos com contratos de publicidade firmados com o Banco do Brasil e a Câmara dos Deputados e usando empréstimos fraudulentos dos bancos Rural e BMG para disfarçar a origem do dinheiro

Nenhum comentário: