Relembrando: Não há voto secreto na Câmara de Campos; os salários dos vereadores foram reduzidos no início do ano na forma de contingenciamento, pois seus subsídios são aprovados pelo Congresso Nacional sendo, portanto, de competência federal; seu portal da transparência é realmente transparente;
Registrando: O presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Dr. Edson Batista, propôs que todas as entidades que recebem verba pública devem ter um portal da transparência. E que os ocupantes de cargos públicos tenham a ficha limpa. Sobre o orçamento participativo, a proposta deveria ser encaminhada durante a tramitação da LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias - na Câmara, o que não ocorreu.
Debate amplo sobre a "Lei da Ficha Limpa": é o que sugere o presidente do Legislativo, porque muitas vezes um gestor é punido por um erro administrativo e não por ato de corrupção ou má gestão. Para ele, há que se diferenciar a punição sem dolo da punição com dolo. Caso isso não ocorra, a tendência é colocar no mesmo balaio os gestores honestos e os desonestos. Por isso a sociedade deve debater amplamente a lei e a aplicação da "lei da ficha limpa".
Nenhum comentário:
Postar um comentário