A historiadora Sylvia Paes, da coordenação do projeto
fala aos alunos sobre o papel do vereador
O vereador Gil Viana fala sobre importância da
participação dos jovens nos destinos da sua cidade
Os alunos conversam com funcionários
fotografam gabinetes dos vereadores
observam o ponto eletrônico
assistem atentamente a palestra
Retornam após a "viagem" no tempo e na história
recebem um lanche e um livreto sobre o
patrimônio histórico/cultural de Campos
e embarcam no ônibus para o retorno à escola
As monitoras do projeto (da esquerda para a direita) Dilcéa Smirdele, Marilene, Sylvia Paes e Nana Rangel com o diretor geral da Câmara, Avelino Ferreira.
Bonde da História: Estação Câmara - Educação e Cidadania deu partida ontem, com os alunos da Escola Municipal Vilma Tâmega para o Projeto de Visitação idealizado e realizado pela Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes. O projeto objetiva resgatar a história, a preservação do nosso patrimônio histórico/cultural, a divulgação da história e dos trabalhos do Legislativo, motivando os jovens à participação nos destinos da sua cidade.
Na verdade, o projeto é mais que isso. O circuito começa na escola (manhã e tarde), com os alunos percorrendo, de ônibus, o quadrilátero da Praça São Salvador, com os monitores falando sobre o Museu de Campos, que foi sede da Câmara entre 1870 e 1979, a Catedral, a Lyra de Apolo, o chafariz, o local na beira-rio, onde foi erguida a primeira sede do Legislativo, em 1707.
Na Alberto Torres, os alunos passam pelo prédio da Justiça Eleitoral, que foi sede da Câmara entre 1979 e 2007. Depois, circulam a Praça Barão do Rio Branco e os monitores explicam sobre a praça, o Palacete Villa Maria, o Liceu de Humanidades (que foi adquirido pela câmara e doado para ser uma escola) e, finalmente, desembarcam na sede atual do Legislativo, onde conhecem suas dependências e como funciona a Casa do Povo.
Mais uma ação na esfera da cultura da gestão Edson Batista.
(Fotos: Check)
Nenhum comentário:
Postar um comentário