Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 11 de maio de 2013

Abusos da PM no Rio; a que ponto chegamos!


Vídeo revelado hoje pelo jornal "Extra" mostra policiais civis do Rio de Janeiro disparando tiros de helicópteros durante seis minutos de sobrevoo na favela do Rola, em Santa Cruz, zona oeste da cidade.

Na operação, de 16 de agosto do ano passado, um corpo foi arrastado por 70 metros para forjar um auto de resistência --quando há confronto com a polícia.

A gravação tem mais de 90 minutos e foi feita pela própria Polícia Civil. As cenas mostram criminosos desfilando com armas enquanto a população circulava pela comunidade. Um dos policiais alerta pelo rádio sobre o risco de atingir inocentes. Mesmo assim, o Águia 2 abre fogo.

Na sequência, os policiais desembarcam e vão até um bar metralhado e comemoram, com a equipe que chegou em um blindado, ao encontrar três corpos. Outra vítima é encontrada numa casa, e o corpo é levado num lençol para o bar, reduto de traficantes.

A chefe da Polícia Civil, Martha Rocha, se manifestou somente por nota, afirmando que há um inquérito sobre a operação e que testemunhas confirmam que houve confronto entre policiais e traficantes.

Entre os policiais que participaram da ação estava o piloto Adônis Lopes de Oliveira, que chefiava o Saer (Serviço Aeropolicial).

Ele foi afastado depois da divulgação do vídeo de operação de abril de 2012 que matou o traficante Matemático, na Favela da Corea, em Senador Camará, também na zona oeste.

(Extraído da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: