Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Instituto Bioatlântica promove 4º Fórum de Educação e Cultura

Luiz Oosterbeek dirigiu o Fórum
que reuniu cabeças pensantes da região

entre as quais o professor Hélio Gomes, do IFF, Sidney Salgado, Lúcia Bastos (UFF)

Representantes do governo sanjoanense e de Campos

Um tempo para um lauto café com broa

Uma foto para registrar este blogueiro e o intelectual português Luiz Oosterbeeck
e o animador cultural Wilson Heidenfelder e Paula Kreimer, da IBIO

Sob a coordenação de Luiz Oosterbeek do Insituto Politécnico de Tomar (Portugal), no Brasil, atuando em parceria com o Instituto BioAtlântica - IBIO -, e o Instituto Terra e memória, está sendo realizado no Centro de Conhecimento, em São João da Barra, o 4º Fórum de Educação e Cultura, com a participação de "cabeças pensantes" dos municípios que serão afetados diretamente com o Porto do Açu, do grupo EBX. 

O objetivo maior do Fórum, além da conscientização da sociedade regional para o grande impacto que vai causar o pleno funcionamento do complexo portuário do Açu (estima-se que, nos próximos 10 anos, a população de Campos e São João da Barra vai dobrar), é criar projetos estruturantes que possam envolver não apnas um município, mas o território que, obviamente, sofrerá o impacto em todas as esferas - saúde, educação, cultura, transportes, meio ambiente etc.-.

Para os debates e a elaboração de projetos comuns, envolendo os vários municípios, participam universidades, prefeituras, ONGs e profissionais liberais que desejam contribuir, de alguma maneira, para minorar o impacto negativo que a região sofrerá com a vinda de, em quatro anos, cerca de 500 mil pessoas de outras regiões do país para residir, principalmente, em Campos e São João da Barra. 

A iniciativa é pioneira no Brasil, poque, em geral, os complexos industrais são implantados sem que, previamente, a sociedade participe dos debates sobre os impactos que causarão. Assim foi em Carajás, em Camaçari, em Macaé, para citar apenas algumas cidades conhecidas que pederam suas identidades. O esforço do grupo EBX, via as instituições citadas, é para buscar minorar os problemas que advirão do crescimento demográfico. 

Na verdade, todos reconhecem que não estamos preparados para receber 500 mil pessoas em poucos anos. E queremos manter a nossa identidade cultural. Resta então absorver o impacto da melhor forma possível, com projetos que integrem os municipios e possam evitar os conflitos que fatalmente surgem entre os forâneos e os "da casa". 

Desses fóruns de Educação e Cultura têm participado o IFF, a UENF, a UFF, as prefeituras de Campos, São João da Barra e São Francisco do Itabapoana, ONGs ligadas às áreas de cultura e meio-ambiente. Os debates, embora acalorados, têm sido em alto nível e os projetos envolvendo o território devem estar prontos em breve. Até porque, em 2012, qando o Complexo Portuário do Açu estiver funcionando, a base do que desejamos deve estar sedimentada. É o que todos esperam.

Garoto raptado - família em desespero



Mais um caso de rapto que a minha amiga Tarcila pediu que eu divulgasse:

Procuro desesperadamente meu filho de 3 anos desaparecido desde 21/06/2010. Peço ajudas a todos, que, por favor, dIvulguem estas fotos dele na net. Pois ele sumiu da cidade de São Carlos, interior de São Paulo. Ele nasceu no Rio de Janeiro. Vindo com ele para minha terra natal, onde eu jamais poderia imaginar que passaria por este pesadelo. A policia não tem nenhuma informação concreta sobre seu paradeiro. É um mistério a forma de como este anjinho sumiu.

Qualquer informação pode ser dada pelos telefones:
(11)8687-5361 (11)8687-5361

Garotinha sequestrada - família em desespero

Esta garotinha foi seqüestrada na Praia do Engenho, litoral norte de SP, ao lado de Barra do Una. Recebi o comunicado, como muita gente, aliás, por email, enviado pelo meu amigo Roberto Ananias, do Movimento Negro do Rio. A família, como não poderia ser diferente, está em desespero. Qualquer infomação que ajude no caso deve ser dada via telefones:
Disque Denúncia > 0800 15 63 15 ou

DEIC/DIVISÃO ANTI -SEQÜESTRO

(11)3823-5867  (11)3823-5867 (11)3823-5867  (11)3823-5867 ou 3823-5868

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Orquestra chega dos EUA e agradece à Rosinha pelo apoio

Integrantes da Orquestra retornaram da turnê
e agradeceram à Rosinha o apoio recebido

 
Sob o comando do maestro Jony Willian, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino chegou a Campos, após uma turnê de dez dias nos Estados Unidos e surpreenderam à prefeita Rosinha Garotinho e o deputado federal Anthony Garotinho, com uma homenagem, agradecendo o apoio da Prefeitura que garantiu a hospedagem e alimentação dos músicos. 

Na oportunidade, a prefeita anunciou que a orquestra se apresentará com uma Cantata de Natal no dia 21 de dezembro, às 21 horas, na Praça do Santíssimo Salvador.

- Estamos recuperando a cultura de nossa cidade que, durante anos, se resumia, apenas, a realização de shows. Cultura não é só isso, apesar de os shows também serem importantes. Hoje, estamos comemorando a reforma que está sendo realizada no Trianon para que seja uma Casa de Cultura com a sua orquestra e seu corpo de baile. Coincidentemente, com a chegada de vocês, chegou ao teatro o melhor piano que existe para a nossa orquestra. Todos estamos muito felizes porque vocês representaram muito bem a nossa cidade – declarou a prefeita.

O diretor do Centro Cultura Musical, Jhony Willian, agradeceu à prefeita pela boa vontade e sensibilidade. “Com este gesto, a senhora contribuiu para uma grande experiência para este grupo de talentosos músicos que muito bem representou a nossa cidade. Estamos muito felizes e temos que ter sempre muito orgulho de representar bem a nossa cidade sem depender do Rio ou de São Paulo para, onde estivermos, no Brasil ou em outro país, dizer com orgulho: Somos de Campos, cidade importante do Brasil”, finaliza Jhony Willian.
(Sobre matéria extraída do blog de Mauro Silva)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Agora, Rosinha é criticada por fazer e anunciar obras

Os blogueiros de viseira de burro estão cada dia mais nervosos e, claro, raivosos. Isso porque sabem que, se há uma chance deles e as pessioas que defendem reassumirem o poder em Campos, esta possibilidade está vinculada ao afastamento da prefeita Rosinha Garotinho. Por isso, não páram de publicar notas sobre o processo contra ela (e os embargos de seus advogados) no TRE.

Torcem, rezam, pedem aos orixás para que Rosinha seja afastada. Todavia, sabem que, a despeito do uso das imbecilidades ditas após o pleito (anexadas depois ao processo, que é anterior ao período eleitoral), não há absolutamente nada que desabone a conduta da prefeita em todo período eleitoral e´durante seu mandato.  

Tentam colocar no mesmo balaio o caso de Rosinha e os demais que sabemos, existem por aí, de prefeitos de foram eleitos comprando votos e, após eleitos, praticando atos ilegais. Mas são tentativas vãs, porque Rosinha não compactua com ilegalidades.  

Eseramos que o TRE julgue com isenção. E, assim sendo, não haverá razão para o afastamento da prefeita. Como não houve antes. O problema é a raiva de Garotinho e a tentativa de acabar com sua liderança no Estado, Não conseguiram. Então, que tentem vencer dele no voto. A eleição municipal é em 2012. Que esses blogueiros saudosos das gestões Arnaldo/Mocaiber se unam à oposição e busquem apoio popular para retornarem. Mas parem de fazer futricas e escreer besteiras.

Até mesmo as obras já entregues, as que estão em andamento e as que serão anunciadas em breve, alguns blogueiros de viseira de burro criticam. Para eles, seria melhor que Rosinha fizesse como Arnaldo e Mocaiber: gastasse o dinheiro com compa de pessoas e falcatruas várias e não investisse no município. Mas não. Rosinha investe. E esses gajos criticam porque ela investe em obras. Pode? 

Não sabemos o resultado do julgamento do TRE, mas esperamos que seja justo. E, em sendo justo, Rosinha permanecerá no cargo até o fim do mandato. A partir de então, é só comparar os 10 anos de Arnaldo/Mocaiber e os quatro anos dela à frente do executivo. Veremos qual será o saldo. Nós já sabemos, mas esperamos que essa gente que hoje só sabe falar mal (a perda da boquinha e mordomias é a causa), pelo menos fique calada.

domingo, 27 de novembro de 2011

PARA REFORÇAR A CAMPANHA CONTRA O FUMANTE

Os que defendem a saúde e a moral da população e exercem cargos eletivos, principalmente no executivo, enfim, estão adotando providências contra os causadores dos maiores males ao povo: os fumantes. É certo que o mundo estaria melhor sem eles. Os fumantes são, realmente, figuras desprezíveis, asquerosas. A corrupção que causa miséria e morte; a bebida alcoólica, que causa miséria e morte; o sal, o açúcar e a gordura que levam à morte não são tão danosos como o cigarro e o fumante.   

Por exemplo: uma mulher que se preze jamais sentaria ao lado de uma figura pestilenta como Chico Buarque. Um homem que se preza não aceitaria sequer um aperto de mão com Luana Piovani. Essa gente que fuma, fede, causa morte de pessoas, polui o ar. O cigarro tem que ser proibido e os fumantes, estigmatizados pela sociedade como criminosos e reheitados como leprosos pelos seus familiares e amigos.

Para reforçar a campanha contra o fumo, segue, abaixo, uma relação de gente que só fez mal à humanidade e que jamais deveria ter existido. Todos fumantes. A maioria viveu e vive muito, causando um mal por mais tempo. Gente, vocês verão, que não merece nenhuma consideração. Como alguns são escritores, as escolas deveriam proibir seus livros em suas bibliotecas. Mas vamos à lista dos delinquentes:

 Villa-Lobos
 Jean-Paul Sartre
 Albert Camus
 Albert Einstein
 Anna Harendt
 Bertrand Russel
 Cândido Portinari
 Carl Jung
 Charles Baudelaire
 Charlie Chaplin
 Felix Guattari
 Fernando Pessoa
 Gilles Deleuze
 Graciliano Ramos
 Guimarães Rosa
 Henry Miller
 Igor Stravinsky
 Jacques Derrida
 Jean Baudrillard
 Maiakovski
 Manuel Bandeira
 Mário Quintana
 Mark Twain
 Merleau-Ponty
 Nelson Rodrigues
 Oscar Niemeyer
 Oscar Wilde
 Pablo Neruda
 Pablo Picasso
 Roland Barthes
 Scott Fitzgerald
 Sigmund Freud
 Thomas Mann
 Tom Jobim
 Vinícius de Moraes
Ortega y Gasset

Posse de Rodolfo na Colônia Z-19 foi muito concorrida

Na tarde deste sábado (26), ocorreu a posse festiva da diretoria da Colônia de Pesca Z-19, com Rodolfo Ribeiro sendo reeleito presidente por mais três anos. Com ele, a sua diretoria, composta pelos seguintes pescadores: Genivaldo Sales da Silva (secretário), Salvador José Manhães (tesoureiro) e os suplentes: Antônio de Souza Ribeiro, Marcelo Bidão e José Francisco de Souza.

Rodolfo, liderança inconteste dos pescadores de Campos, obteve 90% dos votos, sendo 300 dos 344 votos do Farol, 44 dos 44 de Lagoa de Cima e 33 dos 33 votantes do Parque Prazeres, cujos presidentes de associações, Luimar (Cimar) e Valdemir (Demi), o apoiaram.

A festa de posse ocorreu na sede própria da Colônia, conquista de Rodolfo das compensações da OGX, empresa do grupo EBX. Centenas de pescadores e seus familiares prestigiaram a posse, assim como o vice-presidente do PTB de Campos, Avelino Ferreira, o subsecretário de Ações Governamentais da Secretaria Municipal de Governo, representando o titular, Geraldo Pudim, Alcimar Ferreira, o subsecretrário da Pesca de Macaé, José Carlos Bento, e o presidente da Colônia de Pescadores de Macaé, Marcelo Madalena. 

Além do churrasco regado a vinho, cerveja e refrigerantes, a posse contou com um show de Ninil, que alegrou a todos com seu animado forró, com ele no teclado, Sandrinho, vocal e Marcos, na percussão.

De parabéns o Rodolfo, que tem excelentes projetos para mudar radicalmente a situação da pesca e dos pescadores de Campos, principalmente do Farol de São Thomé e conta com a parceria da Prefeitura de Campos que, unida às empresas que estão se instalando na região, pode, pela primeira vez na história, dar uma estrutura perene para uma atividade tão importante e que envolve milhares de pessoas no município, sendo a principal atividade econômica da única praia de Campos.

Rodolfo discursa na sua posse,

prestigiada pelo presidente da Colônia de Pesca de Macaé, Marcelo Madalena
pelo subsecretário municipal de Governo, Alcimar Ferreira, que representou o secretário Geraldo Pudim
pelo subsecretário da Secretaria de Pesca e Aquicultura de Macaé, José Carlos Bento

numa solenidade que teve tanta carne que precisou de três churrasqueiros

Muitas pessoas para cozinhar e servir

e centenas de pescadores e suas famílias

O cantor Ninil deu a sua contribuição
com apoio no vocal do cantor Sandrinho

com direito a uma "canja" do pescador Moita

Ninil apreentou-se com Sandrinho e, na percussão, Marcos