Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Brasil perde um de seus maiores escritores

Faleceu, no início da madrugada de ontem, o escritor gaúcho Moacyr Scliar. Está sendo velado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e hoje será sepultado. O Estado está de luto oficial e a presidente da República, Dilma Roussef, declarou:  "Recebi com muito pesar a notícia da morte de Moacyr Scliar, um dos mais respeitados escritores do nosso País. Scliar foi um ícone da literatura gaúcha, brasileira e latino-americana".

Moacyr ocupava a cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras, a mesma que pertenceu ao escritor campista José Cândido de Carvalho entre os anos de 1974 e 1989. Aliás, uma das últimas obras lidas por Moacyr foi justamente José Cândido de Carvalho, Vida e Obra, de minha autoria e editada pela Faculdade de Direito de Campos, quando veio à cidade para uma palestra e uma oficina, convidado pela Fundação Oswaldo Lima. Elogiou a obra e sugeriu que fosse lançada em nível nacional.

Nascido a 23 de março de 1937, em Porto Alegre, Moacyr Scliar era casado com Judith, com quem teve um filho, Roberto. Seus pais, José e Sara Scliar vieram da Rússia, em 1904. Moacyr fez Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública, tendo exercido a profissão junto ao Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência. Em 1962,  publicou seu primeiro livro, mas considerava como primeiro livro o de contos, lançado em 1968, O Carnaval dos Animais".

Publicou mais de 70 obras e muitos de seus textos foram adaptados para o rádio, para o teatro, televisão e cinema. Também escrevia em jornais como Zero Hora, de Porto Alegre e Folha de São Paulo. Ganhou três vezes o Prêmio Jabuti e, em 2003, ingressou na Academia Brasileira de Letras. Sua última obra é Manual da Paixão Solitária. O Brasil literário e sensível sente a sua perda.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Rosinha fez mais pelo povo em 18 meses que Arnaldo/Mocaiber em 10 anos e 08 meses

O Governo Rosinha deve ser julgado em 2012. Quando a população fizer a comparação, certamente vai descontar os sete meses em que ela ficou afastada. E aí, vai comparar seus três anos e cinco meses com os quase 11 anos de Arnaldo e Mocaiber.

O resto é esperneio de quem perdeu a boquinha e tem  vergonha de reconhecer seus erros ou está implorando um "espaço" para manter-se (sem o poder não conseguem viver). Aliás, o primeiro ponto a ser comparado diz respeito à moralidade administrativa. Rosinha acabou com a roubalheira que caracterizou os governos Arnaldo e Mocaiber.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Os EUA e o "mundo árabe"

O mundo gira em torno dos EUA desde o fim da União Soviética. Antes eram dois blocos sob o comando das duas forças. Em breve o mundo vai girar em torno dos EUA e China. O mundo árabe é dominado pelos EUA e, como eles querem continuar mantendo o controle das riquezas daqueles povos por mais 50 anos, têm que mudar seus vassalos. Daí a "crise" em toda região. Os poderosos desde a década de 1960 já não atendem aos interesses americanos. Assassinaram Sadam (Iraque), mas não podem, eles próprios, matar todos os chefes de Estado. Então, que o povo o faça, em nome da "democracia". A Casa Branca agradece e a CIA sai fortalecida após período de baixa por tantos escândalos. Assim caminha a Humanidade...

Tenda Cultural diversidade cultural para crianças e adultos

Fotos: César Ferreira / Secretaria de Cultura


Oficinas
Cinema
Capoeira
Observação dós astros - parceria com o Clube de Astronomia
Oficinas

Teatro de bonecos

Teatro infantil

Teatro e oficina com o Jacaré Lelé  

Oficina de teatro

Oficinas diversas

























Música e poesia com o Cantando e Encantando

Grupos musicais de estilos variados












O mestre Geraldo Gamboa marcou presença na Tenda