Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 27 de junho de 2015

Edson Batista na União Brasileira de Vereadores

Edson Batista é superintendente da União dos Vereadores do Brasil

O presidente da Câmara Municipal de Campos, vereador Edson Batista, foi designado superintendente da União dos Vereadores do Brasil (UVB) no interior do estado do Rio de Janeiro. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (25) durante o XII Encontro Nacional de Legislativos Municipais, em Armação de Búzios, na Região dos Lagos.
“A UVB trabalha propondo o fortalecimento do nosso trabalho e a união entre nós vereadores. Somos mais de 57 mil agentes políticos pelo Brasil inteiro e as demandas são imensas. Nos orgulhamos muito por sermos hoje legitimados por uma parcela da sociedade que nos escolhe para representá-la. Nosso objetivo é a organização, o crescimento e o reconhecimento do Poder Legislativo municipal. Eu aceito o desafio, pois precisamos levantar pautas comuns no interior do nosso Estado, compreendendo as diferenças políticas”, disse Batista
De acordo com o presidente da UVB, Gilson Conzatti, a posse do novo superintendente será na Marcha dos Vereadores 2015 em Brasília, no mês de agosto. “O doutor Edson está assumindo essa superintendência buscando o crescimento da UVB. A União está muito bem representada com a presença dele no Estado. Uma ação que será de suma importância para Campos e região”.
O vice-presidente da UVB, o vereador de Carapebus Juninho Luna, explicou a divisão das superintendências. “Estamos plantando uma semente aqui no Rio de Janeiro, dividindo em duas superintendências, a interior e a metropolitana. Foi uma escolha acertada do Edson que preside o Parlamento Regional e agora assume essa responsabilidade pela UVB no Estado, passando a presidência do Parlamento para novas eleições”. O vereador de São João de Meriti, Davi Perini, foi designado para superintendência metropolitana.
O encontro contou com vereadores das cidades de Alvorada (RS), São João de Meriti (RJ) Quissamã (RJ), Carapebus (RJ) e Santana do Acaraú (CE). De Campos, participaram os vereadores Thiago Virgílio, Fábio Ribeiro, Miguelito, Auxiliadora Freitas, Ozéas, Luís Alberto Neném e Maria Cecília Ribeiro Gomes.


Palestra com tema “Criação do Fundo Especial na Câmara de Vereadores”
Após a nomeação dos superintendentes, o assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Campos, Luís Felippe Klem, ministrou palestra sobre a ‘Criação do Fundo Especial na Câmara de Vereadores’. O presidente da UVB reconheceu a importância do tema e convidou o assessor para ministrar a mesma palestra durante a Marcha dos Vereadores em Brasília.


“Um reconhecimento para a administração da nossa Câmara que criou diversos órgãos, instrumentos de ação política e administrativa e várias atividades através do Fundo. Muitas inovadoras, como a criação da Escola de Gestão Pública Municipal (Emugle), a TV Câmara/Campos, a Biblioteca Virtual e o Parlamento Mirim”,concluiu Edson Batista.
(Matéria do site da Câmara)

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Câmara inaugura busto de Benta Pereira e lança documentário sobre a heroína

A Câmara Municipal de Campos homenageou na tarde desta terça-feira (23), com a inauguração de um busto no Corredor Cultural e um documentário sobre sua trajetória, a heroína campista Benta de Souza Pereira, a mulher que articulou o grupo responsável pelo Levante da Câmara, ocorrido em 21 de maio de 1748 — quando campistas invadiram a Câmara contra o domínio dos Assecas.
Inaugurado o busto de Benta Pereira no Corredor Cultural. 
Na foto, Edson Batista e convidados, incluindo a diretora adjunta 
do Colégio Estadual Benta Pereira e os vereadores Neném e Auxiliadora Freitas

O documentário, que é o mais novo vídeo do projeto Memorial Câmara, foi produzido pela equipe da TV Câmara. Nele há gravações feitas em Campos, Rio de Janeiro e Niterói, além de entrevistas com personalidades, entre elas, a doutora em Comunicação Social com pesquisa sobre Benta, professora Sandra Viana; a ex-vereadora e escritora Antônia Leitão; Maria Helena Gomes, atriz que interpretou Benta; e Walnize Carvalho, filha do escritor Valdir de Carvalho, que falou sobre a obra do pai a respeito da história de Benta.
Alunos do Colégio Estadual Benta Pereira

Um grupo de alunos da Escola Estadual Benta Pereira, — fundada em 1911 — acompanhados da diretora Denise Peixoto Ribeiro, prestigiou o evento. O presidente da Academia Campista de Letras (ACL), professor Helio Coelho, considerou a criação do Corredor Cultural uma inovação para Campos. “Os próximos presidentes dessa Casa terão por obrigação aprofundar a ação cultural iniciada por Dr. Edson Batista. Através da cultura essa Casa enobrece sua função”.
A palestrante da noite, Rafaela Machado, falou sobre Benta

Rafaela Machado, mestre em sociologia política, ministrou palestra sobre Benta. Residindo em Campos desde 2006, ela contou que a partir de pesquisas feitas no Arquivo Municipal apaixonou-se pela homenageada. “Em muitas dissertações de universidades, Benta aparece como personagem dentro do Levante e não protagonista, mas quando vamos à documentação vemos que ela foi a grande liderança do Levante e da família Manhães Barreto”.
Ao parabenizar a Câmara, Rafaela disse torcer para que a iniciativa sirva de exemplo para despertar um olhar mais atento e afetuoso pela história. “Não vamos olhar para Benta como uma pessoa que fez "alguma coisa", mas como agente da construção do que somos hoje”.
O presidente da Câmara, Edson Batista, afirmou que o documentário é mais um esforço do Legislativo em preservar a memória histórica de Campos. “Benta foi um ícone da mulher guerreira — matriarca que, viúva, criou os filhos e dirigiu os negócios que envolviam diversas propriedades”.
Além de Benta, integram o Corredor Cultural da Câmara, heróis como Nilo Peçanha, José do Patrocínio e Ricardo Kirk. Os próximos bustos, segundo o presidente, serão do abolicionista Carlos de Lacerda e de Saldanha da Gama.
Edson Batista fala na inauguração do busto de Benta Pereira

Hélio Coelho representando a Academia Campista de Letras

Margarida Nascimento representando o Conselho da Mulher

A Lira Guarany, sob a regência de Ézio, 
executou o Hino Nacional e o Hino a Campos

Sandra Viana é homenageada com uma placa, entregue por Hélio Coelho

Auxiliadora Freitas entrega placa a Maria Helena Gomes

Walnize Carvalho recebe placa das mãos de sua mãe

Encerramento da Sessão Solene em homenagem a Benta 
Da esquerda para a direita: Vereador Mauro Silva, Hélio Coelho, Comandante do 56º BI, coronel Cleiton Cruz, vereadora Dona Penha, Maria Helena Gomes, Edson Batista, Walnize Carvalho, vereadora Auxiliadora Freitas, Sandra Viana, Rafaela Machado e Margarida Nascimento. 

(Matéria do site da Câmara e fotos de Check)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Exposição no Boulevard Shopping: Amazônia, uma pescaria de imagens




Marcelo Fernandes e seu peixinho amazônico 

A exposição Amazônia: uma pescaria de imagens, uma realização da ONG Ecoanzol, tem a curadoria de Wellington Cordeiro, com fotos de Wellington e Marcelo Fernandes em painéis de 1,0 X 0,70m) será aberta amanhã, às 19 horas no Boulevard Shopping. 

Câmara lança documentário sobre Benta Pereira


segunda-feira, 15 de junho de 2015

quinta-feira, 11 de junho de 2015

A rebeldia de Genásio, Albertinho, Deyvison, Gil e Magal

Se o eleitorado de vereadores  como Genásio, Albertinho, Magal, Deyvison e Gil Viana cobrassem coerência de seus representantes, por certo os nobres edis não teriam votos. Sequer de suas famílias. Na votação de ontem na Câmara, quando a maioria aprovou o projeto que prevê antecipação de receita dos royalties, via empréstimos bancários (proposto por Garotinho e aprovado pelo Senado), aqueles vereadores deixaram claro a falta de escrúpulos e de conduta alicerçada na ética.

Interesses particulares dos edis ganharam espaços maiores em suas mentes pouco afeitas à lógica ou à racionalidade. Com base no dito que "a ética na política é outra", posicionaram-se contra um procedimento legal e justo - a antecipação de receita por conta da queda brutal dos royalties do petróleo - e criticaram duramente o governo Rosinha, responsável direto pela eleição de todos eles no pleito de 2012. 

Claro que nenhum deles confessa os reais motivos de se voltarem tão acintosamente contra o governo e a liderança política de Garotinho. Com isso, tentam passar a impressão que estão contra o governo porque preferem ficar com a população, como se a população fosse em algum momento prejudicada com as ações da Prefeitura. Ao contrário, a parte da população que fingem defender é justamente aquela mais beneficiada por um governo popular que, justamente por isso, causa irritação em setores da classe média.

Os nobres vereadores querem privilégios e, como não conseguem justificar para o eleitorado o não cumprimento das promessas de campanha (cargos e empregos que, em geral, prometem, contando com o alargamento da estrutura administrativa), sofrem desgaste em suas bases. Em verdade, prometeram o que não podem cumprir. Além, é claro, de possíveis dívidas de campanha que não conseguem saldar, o que, normalmente, lhes tira o sono. 

No caso de Genásio, há que se fazer uma ressalva: ele recebeu uma ordem divina (e como é muito religioso, cristão e, portanto, sem pecados - nem em pensamento pensa na mulher do próximo, em benefícios pessoais, e, caso tome um tapa do inimigo, oferecerá a outra face) para não votar a favor do governo. Como Deus lhe falou "pessoalmente", não lhe restou outra alternativa se não a de votar contra sua consciência, porque o divino é mais forte e importante que sua autonomia. 

A comicidade das situações poderá render crônicas engraçadas num futuro próximo. No momento, estou sem tempo, mas eles merecem e farei um esforço para não demorar muito a registrar e compartilhar seus feitos enquanto representantes da população de Campos. No mínimo, representantes de seus respectivos eleitorados.  

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Protestantes urinam e depois queimam imagem de Nossa Senhora

O Padre Querino Pedro, administrador da Paróquia Santo Afonso, na cidade de Carrapateira, região de Cajazeiras lamentou, nesta terça-feira (03),a destruição da imagem de Nossa Senhora por algumas pessoas evangélicas.

“Mijaram em cima da imagem, jogaram gasolina e queimaram Nossa Senhora. Dizem que os católicos estão condenados ao inferno”. Lastimou o padre.

O religioso destacou também a preocupação das mães, pois as crianças estão sendo taxadas de que estarem “condenadas ao inferno”.

O padre disse que essas declarações são feitas por evangélicos até nas escolas, e isso está deixando os católicos constrangidos e as crianças amedrontadas.  “Estão fazendo a cabeça das crianças para repudiarem Nossa Senhora”.

Querino denunciou ainda que estão pichando as paredes da igreja com palavrões. “Estão também chamando os católicos de baratas pretas”.

Segundo o padre, as pessoas que estão fazendo esse tipo coisa pertencem a igreja dirigida por Luiz Lourenço, mais conhecido por Pastor Poroca. O padre informou que não procurou a polícia para denunciar o caso.

Entenda

Pastor Poroca ficou conhecido no Brasil inteiro por declarações fortes contra a Igreja Católica e contra o homossexualismo.

Em sua última participação na imprensa, Poroca falou sobre o caso da santa que chorou durante um velório no bairro das Queimadas em Marizópolis, região de Sousa.

De acordo com testemunhas, familiares e amigos estavam no velório do senhor Antônio Nonato que tinha 77 anos, quando um dos funcionários da funerária percebeu que havia lágrimas nos olhos da imagem da santa que estava pendurada em uma parede ao lado do caixão do morto.

Poroca afirmou que não procede a informação que a Santa chorou. “É mentira, nem os vivos estão mais chorando no mundo de hoje, imagine só uma imagem feita de papel, é tudo espirito de demônio”, disse o reverendo.

Ainda de acordo com Poroca, a bíblia condena as pessoas que adoram as imagens de esculturas. “Eu publico a verdade, quem adora imagens de esculturas irá queimar nos caldeirões do inferno”, concluiu.

(Fonte: Diário do Sertão via portal Amazonas.com)

(Reprodução da matéria publicada no dia 04 de junho de 2014 no  NSCM- Site Oficial da Comunidade Nossa Senhora Cuida de Mim)