Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 31 de julho de 2011

O verdadeiro sentido da proposta de paralização dos professores

Fala-se em paralização do professorado municipal amanhã, depois e depois. Não sei porque os professores vão parar. Pior ainda quando algumas das lideranças do sindicato da categoria falam em "educação" quando refere-se a reivindicações do professorado. professor e educação são coisas distintas, embora interligadas. Educação formal, registre-se, pois educação não formal é cultura e não há necessidade de um professor.

Mas não vamos filosofar aqui. O que importa é que Campos deu um salto qualitativo muito grande na educação no governo Rosinha. Até mesmo o professorado, com o atendimento à principal reivindicação, que é o plano de cargos, deu um salto. O que se discute é firula. Se fizermos um comparativo com outros municípios e até muitos estados, Campos está muito bem no ranking, em relação ao professorado.

Os interesses puramente eleitorais de um grupelho é que estão em jogo. Informa o sindicato da categoria que 85% das escolas paralizaram suas atividades na última greve. Mentira deslavada. Mas não vamos discutir isso aqui. O ideal é quase impossível atingir. Até porque os trabalhadores, em geral, nunca estão satisfeitos, porque tornamo-nos uma sociedade consumista e as necessidades criadas pelo capitalismo consomem mais que os vencimentos das mais diversas categorias. Até professores da UENF fazem greve por salários...

Um professor consciente sabe que, a despeito de alguns problemas pontuais, a educação recebeu todo apoio da prefeita Rosinha Garotinho. Tem-se que discutir melhoras permanentemente, é óbvio. Mas fazer greve é jogar o jogo sujo de algumas lideranças. Muitas das quais com saudades da administração passada, quando a educação chegou ao fundo do poço, com escolas e creches sem nenhuma condição de funcionamento.

Para terminar: greve nos primeitros dias de agosto, quando sabemos que nossa cultura força um recesso ampliado até a festa do padroeiro da cidade?     

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Prefeito de Miracema sob proteção para evitar sequestro ou assassinato

Uma viatura da PM posta-se na Prefeitura e, à noite, na casa do prefeito

O prefeito de Miracema Ivany Samel, está com uma escolta constituída de policiais militares da 3ª Cia do 36º Batalhão de Polícia Militar de Santo Antônio de Pádua, durante às 24 horas do dia. Segundo um de seus filhos, um amigo, que é um ex-presidiário da Casa de Custódia de Itaperuna, teria ouvido, no pátio do presídio, que Ivany seria seqüestrado, havendo a possibilidade dele ser assassinado.

Preocupado com os comentários o prefeito Ivany Samel, resolveu comunicar o fato ao comando da Polícia Militar que colocou uma viatura para dar-lhe segurança até que tudo fique esclarecido. “Os policiais militares estão me acompanhando em todos os lugares da área de atuação do 36º BPM. Uma viatura fica na porta da minha fazenda durante a noite”, disse Ivany .

O que não foi ouvido pelo amigo do filho do prefeito foi o motivaria o sequestro e, até mesmo, o assassinato do prefeito de Miracema.

(Matéria e foto: Nelson Barros/sítio eletrônico do Jornal Dois Estados)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Rogério Bicudo com show de seu novo CD no SESI

O exímio violonista, cantor e compositor Rogério Bicudo estará no palco do SESI amanhã, dia 14, às 20 horas, para um show imperdível, quando ele, recém chegado da Holanda, apresentará as músicas de seu novo trabalho, SAMBANOVO.

"Sambanovo" é o CD lançado no último verão em Campos. Depois, o show foi apresentado em palcos holandeses, numa tornée muito elogiada pela crítica. Agora, Rogério Bicudo faz uma nova apresentação no palco do SESI.
Flagrante do violonista, coompositor e cantor Rogério Bicudo e Lilian Vieira em um de seus shows na Holanda. O flagrante é do show que aconteceu na Hothouse Redbad. O violonista brasileiro Rogério Bicudo se apresenta com o saxofonista Toon Roos, o baixista Eric Calmes e a cantora Lilian Vieira. No show do SESI, ele atuará com músicos brasileiros e o baixista Eric Calmes.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Prefeitura dá suporte a pequeno agricultores

Hoje pela manhã a Prefeitura de Campos marcou mais um gol de placa. Refiro-me às máquinas que foram apresentadas à sociedade e aos dirigentes de entidades que representam agricultores e trabalhadores rurais. Pequenos agricultores de diversas localidades interioranas poderão, a partir de agora, trabalhar suas terras com máquinas e implementos agrícolas cedidas pela Prefeitura.

Na ausência da prefeita Rosinha Garotinho, o vice-Prefeito Francisco Oliveira, o popular Dr.Chicão, juntamente com o secretário de Agricultura e Pesca Frederico Paes, entregou as máquinas. A solenidade ocorreu no 56º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro.
Em seu discurso, o vice-prefeito reafirmou o compromisso do governo com aqueles que mais necessitam do poder público. "Campos tem vocação agrícola. As máquinas vão servir às sete agências de desenvolvimento regional. Essa é a primeira etapa. Depois começaremos a recuperação das estradas vicinais para o escoamento da safra" disse o vice-prefeito.


Segundo Frederico Paes, são 42 equipamentos, entre tratores, moto-niveladores e veículos leves para as equipes técnicas percorrerem as diversas áreas, como Santa Maria, Santo Eduardo, Morro do Coco, Vila Nova e outras localidades. Fez questão de registrar que um dos tratores é movido a bio-combustível fabricado por meio de semente de girassol produzida na Secretaria de Agricultura de Campos, em parceria com a Pesagro.


A solenidade contou com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Paulo Honorato; da presidente do Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Eliana de Oliveira Manhães; de representantes do Instituto Federal Fluminense; e autoridades; como o deputado federal Paulo Feijó; vereadores e secretários municipais.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Seminário proposto pela EBX para debater o futuro da região

Começou ontem e prossegue hoje, a partir das 18 horas, no Espaço da Ciência no balneário de Atafona, São João da Barra, o seminário de gestão integrada do território para o desenvolvimento sustentável.

O evento, como muitos outros similares que ocorreram em Campos e São João da Barra, tem a chancela do grupo EBX, responsável pela implantação do Porto do Açu e coordenação das Ongs Instituto Bio-Atlântica e Instituto Politécnico de Tomar, de Mação, Portugal.

O objetivo do seminário é criar um quadro conceitual de análise prospectiva, com análise de tendências globais que irão gerar impacto na região. Reunindo representantes de instituições governamentais e não governamentais - como Secretarias de Cultura e de Educação de Campos, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana, associação de pescadores, UENF, IFF, entre outras - em grupos de estudo que apontarão essas tendências até 2030.

 Fernando Ortega, especialista em prospectiva
 Eduardo Figueiredo, diretor do Bio Atlântica
 Os participantes formaram grupos de 10 pessoas para debater os temas propostos


 Na condição de subsecretário de Cultura, representei Campos

O especialista peruano na esfera da prospectiva, Fernando San Martín Ortega, após a apresentação de Eduardo Figueiredo, diretor do Instituto Bio-Atlântica, explicou os objetivos do seminário e indicou as ferramentas para serem utilizadas na formulação das questões que estão sendo abordadas pelos grupos formados ontem. São cinco grupos de 10 pessoas cada que apontarão 15 questões de 02 temas globais.

O objetivo maior é a conscientização da sociedade regional para o grande impacto que vai causar o pleno funcionamento do complexo portuário do Açu. Estima-se que, nos próximos 10 anos, a população de Campos e São João da Barra vai dobrar.

Para evitar que tenhamos os mesmos problemas de Carajás, Camaçari, Macaé, entre outras cidades que quase perderam sua identidade cultural por conta da invasão dos migrantes, afora os inúmeros problemas políticos, sociais e econômicos, a EBX está propondo debates permanentes com os mais diversos setores da sociedade visando minorar o impacto negativo que certamente virá, com a chegada dos "estrangeiros".

Além de Eduardo Figueiredo, da Bio Atlântica e Fernando Ortega, o palestrante, participam do seminário Luiz Oosterbeek do Insituto Politécnico de Tomar (Portugal), Paula Kraimer e Luiza Salles, da Bio Atlântica.

Segundo Fernando Ortega, "o projeto de futuro que começamos a debater aqui nascerá do consenso de todos nós". Deu vários exemplos de como erramos ao não darmos importância à antecipação da ação e sentenciou: "o futuro não existe; o futuiro se constrói". E deixou um recado em forma de aviso aos participantes: "não deixem que gente de fora construam seus cenários. Vocês é que são os atores responsáveis pelo futuro da sua região".